O Detran-MG apresentou nessa segunda-feira (21/9), durante a solenidade de lançamento da campanha “Educação no Trânsito”, a prova eletrônica de legislação para os candidatos à primeira habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e reciclagem de condutores infratores. Desenvolvida pela Prodemge, a prova vai substituir o tradicional exame escrito e trará mais segurança e agilidade ao processo, proporcionando economia de recursos humanos e financeiros.

Além da biometria, usada na identificação dos candidatos, a prova eletrônica utiliza a tecnologia do thin client, um computador que só recebe e envia informações e vai possibilitar economia com manutenção de equipamentos e compras de softwares e licenças. Para marcar as respostas, é usado um teclado especial com as letras A, B, C, D e E. O sistema também permite apagar ou substituir as respostas dadas e retroceder ou avançar nas questões. Um banco de dados com mil perguntas será utilizado e, a cada prova, o sistema escolherá 30 aleatoriamente.

Outra novidade é que o candidato saberá imediatamente se foi aprovado. A informação será apresentada em uma tela na sala de resultados e enviada eletronicamente para o Sistema de Controle de Habilitação do Detran-MG, que gerencia as atividades relacionadas à CNH. No primeiro momento, a prova eletrônica será implantada na Coordenação de Educação de Trânsito, em Belo Horizonte; e, posteriormente, nos ciretrans do interior do Estado.

Campanha “Educação no Trânsito”

O objetivo da campanha é desenvolver um trânsito mais humano e seguro, onde transpareçam valores como respeito, gentileza, cooperação, tolerância, colaboração e solidariedade. No evento no auditório da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, foram apresentados os vídeos e material gráfico criado pela Rede Minas para a campanha. Eles estão disponíveis no site www.educacaonotransito.mg.gov.br, criado pela Prodemge. O Detran-MG também lançou o curso de educação a distância para professores da educação básica, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa busca torná-los educadores de trânsitos, capacitados para inserir o tema no projeto pedagógico das escolas.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com