Fhemig economizou R$ 150 mil por mês de acordo com valores pagos em 2008

O Programa de Gestão de Água e Esgoto em Prédios Públicos (Pegae), implantado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), já apresenta resultados de destaque como a economia mensal de cerca de R$ 150 mil nas contas de água dos hospitais da rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), considerados os valores pagos em 2008. O objetivo do Pegae é criar mecanismos de controle do consumo e dos gastos com água e esgoto nos prédios públicos estaduais.

A partir de 2007, foram feitos estudos do volume de água consumido em cada hospital da rede Fhemig. A meta meta era estabelecer a média mensal em metros cúbicos por unidade, o que subsidiou a renegociação do contrato entre a Fhemig e a empresa concessionária, que concedeu um subsídio de 50% nas contas de água desses hospitais, a partir de maio de 2009.

A Fundação recebeu também uma subvenção de 40.357 m³ mensais da água e do esgoto utilizados nas 22 unidades atendidas, o que representa 56% do volume total mensal. Com isso, a economia da Fundação com o pagamento de consumo de água e esgoto, em 2009, deve alcançar cerca de R$ 2 milhões. Entre as unidades beneficiadas estão os hospitais Alberto Cavalcanti, Eduardo Meneses, Júlia kubitschek, Amélia Lins, Galba Veloso e João XXIII, o Centro Geral de Pediatria, Maternidade Odete Valadares, Instituto Raul Soares e Sanatório Santa Izabel.

O programa

O Pegae é estruturado na comunicação, com a divulgação de trabalhos e experiências; no treinamento; na padronização de compras de equipamentos de construção eficientes; no gerenciamento/monitoramento do consumo de água; e no estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas.

Em 2006, a Seplag firmou parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para o fornecimento dos dados de consumo e valores de cada prédio público estadual e também para a promoção de palestras sobre o uso adequado da água. Orientou órgãos e entidades sobre a importância da formação de interlocutores responsáveis pela questão da água nos prédios públicos estaduais, incentivando a criação da Comissão Interna de Conservação da Água (Cica).

A Prodemge desenvolveu um sistema informatizado de acompanhamento do consumo e dos gastos dos prédios públicos estaduais, permitindo o gerenciamento de cada um, através do Sistema Integrado de Materiais e Serviços (Siad).

Além de estabelecer princípios e metas para a eficiência no uso da água nos prédios públicos do Estado de Minas Gerais, o Pegae tem como objetivos instituir medidas que resultem na conservação, no uso racional e na utilização de fontes alternativas para captação de água em edificações e reformas, bem como na conscientização da conservação da água.

Matéria publicada no Minas Gerais de 30/6/2009

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