A Biblioteca Digital Raymundo Nonato de Castro, lançada oficialmente na semana passada (6/5), passa a contar com novas informações em seu acervo: a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) contribuirá com a Memória Técnica do Cetec - documentos técnicos e relatórios não confidenciais referentes aos seus 37 anos de pesquisas e produtos desenvolvidos.

A equipe do Setor de Informação Tecnológica (STI) da instituição está na fase de organização dos documentos para digitalização. Trabalham nesta demanda a bibliotecária Leila Anastácio, a técnica de Atividade de Pesquisa Rosane Guerra, a bibliotecária Judith Oliveira e a historiadora Maria Clara Caldas.

Desenvolvida pela Prodemge, com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Fundação João Pinheiro (FJP), a Biblioteca Digital Raymundo Nonato de Castro busca reunir, preservar e armazenar textos em versão integral da literatura técnica de entidades da administração pública. São instituições das mais diversas áreas: de pesquisa, de fomento à pesquisa, universidades, dentre outras. O objetivo é a disseminação da informação gerada por estas entidades na internet, buscando democratizar o acesso a documentos, textos, mapas, plantas e fotografias.

O processo envolve a identificação e conferência dos originais, eliminação das cópias, revisão da base de dados, retirada de grampos e clipes, complementação e restauração de algumas páginas, dentre outras práticas.

Após esse preparo, os documentos serão digitalizados, como explica a historiadora Maria Clara Caldas. “Queremos digitalizar os documentos por intermédio da montagem de um escritório temporário da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) aqui no STI, com o objetivo de evitar o deslocamento dos documentos e controlar melhor o trabalho. No projeto está previsto, também, armazenar de forma mais adequada os documentos em papel, após a digitalização”.

O acesso será liberado para todos os usuários, que irão buscar documentos de seu interesse por assunto e por instituição. Informações confidenciais que constarem no banco de dados não estarão disponíveis para consulta, com o objetivo de resguardar alguns trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores.

Deverão ser digitalizadas cerca de 600 mil páginas de documentos da Memória Técnica do Cetec. “Até o final de junho devemos concluir o trabalho de preparação. A previsão de acesso dos usuários via internet dos nossos documentos é para 2010”, finaliza Maria Clara.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com