Novo projeto envolve parceria entre o Governo, MP e lan houses

No próximo sábado (7), das 9 às 17h, milhares de cidadãos mineiros vão ter a oportunidade de ter o seu “batismo digital”, com o objetivo de abrir mais oportunidades no mercado de trabalho e viabilizar iniciativas empreendedoras. A ação é resultado de uma parceria inédita entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Ministério Público e as lan houses, que envolverá 58 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), 457 Telecentros e cerca de 560 lan houses da Capital e do interior de Minas Gerais.

Para marcar a importância do evento, uma tenda armada na Praça da Liberdade, em frente ao Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte, vai disponibilizar 50 computadores e 100 agentes treinados, para que os interessados em ingressar no mundo da informação digital sejam “batizados”. A agenda do acontecimento, com acesso inteiramente gratuito, traz uma série de oficinas a serem realizadas simultaneamente ao batismo. Os temas abordados serão: Internet Segura; Programas de Inclusão Digital do Governo de Minas; Utilização da Web 2.0 para a Promoção de Negócios e Inovação; além do papel das lan houses na inclusão social.

O secretário Alberto Duque Portugal explica que o “Batismo Digital” representa um esforço conjunto do Governo e iniciativa privada, para estimular as pessoas a utilizarem a Internet, que segundo ele, tornou-se uma ferramenta imprescindível na geração de conhecimento, oportunidades, entretenimento e lazer. “Nosso objetivo é fomentar a articulação de um processo de valorização social, econômica e política, por meio da inclusão digital. O Batismo Digital é mais uma iniciativa nesta direção”, ressalta o secretário.

Público alvo

Destinado a escolas municipais, público da terceira idade, pais de família, jovens e demais interessados, o batismo terá duas modalidades: 1.0, que oferece noções básicas de uso do computador, para aqueles que nunca tiveram contato com a Internet; e 2.0, para usuários que já conhecem a Web, navegam com facilidade, mas não têm tanta intimidade com as suas ferramentas e potencialidades.

Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro já realizam o evento desde 2005, por meio de uma parceria entre o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e a Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID), dentro da programação do Mês da Inclusão Digital, em março.

O Governo de Minas fez uma opção clara e estratégica pela ciência, tecnologia e inovação que se reflete, entre outros, no Programa de Inclusão Digital mineiro, o maior do Brasil, e no Programa Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados – TeiaMG -, no âmbito do qual está sendo realizado o Projeto Batismo Digital.

Fonte: Minas Gerais, 3/3/2009

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com