A Prodemge implantou na última semana mais uma funcionalidade desenvolvida para o Sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (SDAK) e para o Registro de Eventos de Defesa Social (REDS). Trata-se do registro automático dos veículos envolvidos em acidentes de trânsito, com a determinação da condição do veículo: se eles não sofreram danos significativos (pequena monta), se estão em condições de serem recuperados (média monta) ou se devem ser baixados no sistema (grande monta).

A classificação de danos de “pequena”, “média” e “grande monta” está prevista na Resolução 544, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 2015. Anteriormente, os impedimentos já eram feitos pelo Detran-MG, porém de forma manual. Esta informação, agora, chegará ao SDAK de forma automática, a partir de uma integração feita com o REDS, sistema que faz o registro da ocorrência.

Como explica o analista Luis Vilano, da Gerência de Sistemas de Trânsito da Prodemge, “assim que o agente de trânsito preenche o Boletim de Ocorrência do acidente, o SDAK recebe a comunicação da situação do veículo constando, se for o caso, o seu impedimento. Nesse mesmo momento, um comunicado é expedido para o proprietário, com a informação de como proceder à regularização ou à baixa do veículo”.

Dessa forma, nas transações de compra e venda de veículos usados, o cidadão estará devidamente informado sobre as condições do automóvel, evitando assim problemas inesperados. Segundo informações do Detran-MG, a Resolução do Contran que determina essa classificação tem como objetivo a segurança viária, ao determinar se o veículo acidentado poderá voltar a circular imediatamente, voltar a circular somente após uma vistoria ou se é irrecuperável.

O procedimento já está sendo realizado em Belo Horizonte desde 21/6, como um projeto piloto. Até o final de 2016, o procedimento será expandido para os outros municípios mineiros.

Classificações

Os danos de veículos envolvidos em acidentes são classificados como:

Pequena monta: Quando o veículo sofrer danos que não afetem a sua estrutura ou sistemas de segurança.
Média monta: Quando o veículo sinistrado for afetado nos seus componentes mecânicos e estruturais, envolvendo a substituição de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante, e que reconstituídos possa voltar a circular.
Grande monta: Perda total de veículo sinistrado.

O assunto foi divulgado no jornal Estado de Minas, no jornal O Tempo, no jornal Hoje em Dia, na Agência Minas, no canal G1 Globo.com e no Vrum.com.

 

 

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, sete dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339-1600

(31) 3339-1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com