O MG app, aplicativo de serviços do Governo de Minas Gerais, ganhou um novo recurso. Já está disponível para os cidadãos mineiros a consulta do Atestado de Antecedentes, documento emitido pela Polícia Civil que tem por finalidade informar a existência ou não de registro criminal, no exato momento da solicitação. Para fazer a consulta é muito simples. No menu principal, selecione a opção “Atestado de Antecedentes”; depois informe seu nome completo, data de nascimento, o número da carteira de identidade e o nome completo da mãe. O documento é emitido pelo aplicativo na mesma hora, com possibilidade de salvá-lo na memória do aparelho celular ou em outros aparelhos móveis, em formato de imagem.
A nova ferramenta, assim como as outras, irá facilitar e trazer mais comodidade aos cidadãos. Atualmente, o MG app disponibiliza todos os serviços online da Cemig, da Copasa e do Detran, como consulta ao IPVA. Também é possível consultar informações sobre os medicamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O aplicativo ainda permite localizar endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços estaduais como delegacias e escolas.
O MG app é um aplicativo inédito no Brasil, lançado pelo Governo do Estado em 6 de janeiro deste ano, com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços estaduais em celulares e outros dispositivos móveis. Para os servidores públicos estaduais, uma importante ferramenta é o acesso ao contracheque.
O sistema é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência Central de Governança Eletrônica, e desenvolvido pela Prodemge.