A partir de 1 de dezembro, os servidores do Estado de Minas Gerais, que possuem cadastro no Ipsemg, poderão agendar consultas de forma online por meio de uma plataforma web criada pela Prodemge. A proposta é oferecer ainda mais agilidade para marcação de consultas e também facilitar o acesso aos profissionais de saúde credenciados no sistema. Segundo as equipes envolvidas, a nova plataforma, além de trazer benefícios aos cadastrados, também colabora para a redução de custos ao Estado.

“Atualmente, para marcar uma consulta no Ipsemg, o servidor precisa ligar para o 155 e agendar, via telefone, o serviço que deseja obter. O gasto com as ligações e com a equipe de atendimento ao cliente é elevado. Com a nova plataforma, o Governo do Estado poderá cortar gastos e evitar problemas de comunicação entre os envolvidos”, explica o supervisor da equipe de desenvolvimento, Flávio Nery.

Além disso, a economia gerada com a diminuição do atendimento telefônico poderá ser revertida em investimentos nas áreas de saúde, com a contratação de novos profissionais, além de ampliar o número de consultas aos servidores que dependem do sistema para ter acesso aos serviços de saúde.

Vantagens da plataforma

Um benefício destacado pela equipe envolvida na elaboração do sistema é que, com a nova plataforma, o servidor e seus dependentes que não conseguirem agendar uma consulta com um profissional de sua cidade, poderão ter acesso à lista de outros profissionais presentes em outras localidades próximas a eles. “Hoje em dia, existe uma grande chance do servidor, que vive no interior do Estado, não conseguir agendar consultas com profissionais com especializações muito restritas. É o caso, por exemplo, de muitos cardiologistas que não estão presentes em cidades mais afastadas da capital. Com o novo sistema de agendamento online, o cidadão poderá ter acesso a estes médicos e conseguir marcar uma consulta e até mesmo desmarcá-la sem a necessidade de telefonar em caso de imprevistos. Tudo poderá ser feito de forma online”, explica o analista Alexandre Vilaça.

Atualmente, o Ipsemg atende cerca de 800 mil beneficiários, sendo que a tendência é que boa parte deles migrem suas solicitações de atendimento para a nova plataforma. Mesmo assim, o ritmo de crescimento no número de agendamentos online deverá ser gradativo. “Conseguiremos fazer cerca de 8 mil atendimentos simultâneos, fizemos todo o planejamento de desempenho para acompanhar o ritmo de alcance do sistema. Mas, caso o número de atendimentos aumente, temos capacidade de elevar a capacidade da solução. Acreditamos no projeto e queremos, que num futuro próximo, consigamos migrar o atendimento também para a plataforma mobile”, reitera o analista Rafael Desidério.

As negociações para a implementação do novo sistema começaram em maio deste ano, atendendo a uma necessidade do Ipsemg. Além do desafio de tempo para a concretização do projeto, a parceria entre as gerências foi fundamental para elaborar toda a estrutura do portal. “O trabalho foi intenso. Tivemos uma equipe enxuta para executar todas etapas do projeto. Reestruturamos as bases da nova camada web e acreditamos que poderíamos entregar algo de qualidade para a população. O resultado ficou excelente”, conclui Flávio Nery.

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