Está no ar a nova versão do Portal do Estado de Minas Gerais. Com o visual renovado, o novo Portal Minas traz melhorias no acesso a informações e serviços do Governo do Estado.

Desenvolvido pela Prodemge, com a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o portal foi organizado para três públicos-alvo: cidadãos, empresas e municípios. Para cada um deles, os serviços foram classificados de acordo com o tema, como educação, saúde e meio ambiente.

No portal são disponibilizados serviços para empresas com o objetivo de simplificar e facilitar a sua relação com o Governo de Minas Gerais. Orientações para a abertura de firmas na Junta Comercial e para cadastramento como fornecedor para participação em licitações do Governo do Estado são alguns exemplos.

Também estão disponíveis dados sobre o Estado de Minas Gerais, as principais notícias e acesso às redes sociais do Governo. Além disso, é possível encontrar informações sobre a estrutura governamental, com todas as instituições que fazem parte do Governo de Minas Gerais.

Características

Segundo o gerente responsável pela Gerência de Construção Web e Mobile, Renan Ribeiro, o novo portal tem como vantagem ter sido construído em uma plataforma open source, que, além de gratuita, é mais acessível. “A antiga versão foi construída em cima de uma tecnologia pouco difundida e muito cara. Com a nova versão agora desenvolvida pela Prodemge, os custos tornam-se bem menores, fato importante no momento econômico que estamos vivendo”, explica.

Iniciada em maio de 2016, a construção do novo portal foi um grande desafio para a Companhia diante de tantos serviços disponibilizados em um mesmo local. “Trabalhamos com uma equipe muito reduzida. O trabalho parecia simples, mas o site possui um número grande de conteudistas que, antes de publicar qualquer informação, precisa passar pelo setor de aprovação da Seplag. São mais de dois mil serviços que devem ser acessados nesse mesmo local. Ou seja, muito improvável imaginar um trabalho fácil nessas condições”, conta Renan.

Com 160 mil acessos diários, divididos em 450 acessos por segundo, o portal do Governo de Minas já tem melhorias planejadas para uma nova versão. De acordo com Renan, existem projetos de disponibilizar o MG app, numa versão web, dentro do Portal Minas. “Queremos, em breve, melhorar ainda mais a comunicação do Governo com o cidadão. Com o MG app, na versão web, a conexão entre o Estado e a população será ainda maior do que temos hoje”, finaliza Renan.

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