O Cadastramento Escolar 2018, que, pela primeira vez, foi feito totalmente pela internet, já tem seu balanço final. Este ano, no período de 12 a 23 de junho, foram realizadas 162.097 inscrições de pessoas interessadas em ingressar no fundamental da rede pública de ensino no ano que vem. A Prodemge desenvolveu a solução que viabilizou o cadastramento escolar on-line.

Para a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Vera Vidigal, o cadastramento, feito pela primeira vez pela internet, foi um sucesso e muito bem aceito pela população.

“A SEE investiu muito para facilitar o cadastramento dos inscritos e a adesão foi excelente. O formulário, de simples usabilidade, não apresentou problemas e, caso os pais e/ou responsáveis tenham notado algum problema nos dados do aluno cadastrado, podem buscar as comissões regionais de ensino ou corrigir os dados, se for o caso, no ato da matrícula", comenta Vera.

É por meio do cadastramento que o Governo do Estado e as prefeituras podem dimensionar a demanda escolar para o próximo ano e, dessa forma, encaminhar as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental, em uma unidade próxima de sua residência.

A maior parte dos estudantes cadastrados é formada por crianças que vão completar 6 anos até o dia 30 de junho de 2018 e iniciarão os estudos no próximo ano.

Na capital, de acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foram cadastrados 25.263 estudantes. Nos demais municípios do Estado, em que o cadastro foi realizado por meio do site da Educação, o número de inscrições foi de 136.834 candidatos. Desse total, 96.344 são da educação infantil, 9.480 são alunos transferidos de escolas particulares e 2.263 estão retomando os estudos. Registra-se, também, que 28.747 candidatos não informaram a procedência no ato de inscrição.  

Para a gerente de Sistemas de Educação da Prodemge, Edna Viana, o cadastramento on-line é resultado de um planejamento idealizado por profissionais da Companhia e que foi abraçado pela Secretaria de Educação (SEE). "Já havíamos pensado nisso há alguns anos e a SEE aderiu recentemente ao projeto. Este cadastramento é apenas um passo inicial para o que temos planejado, que engloba o estabelecimento de vários processos a serem oferecidos na plataforma web. Nossa equipe está empenhada para que, no ano que vem, possamos estabelecer novas diretrizes para a ampliação do processo em favor da Secretaria da Educação", destaca.

Uma importante funcionalidade já disponível para os gestores da Secretaria de Estado da Educação é o Painel do Gestor, que mostra os resultados parciais dos cadastramentos realizados por cidade e por Superintendência Regional de Ensino (SRE), para os gestores cadastrados das SREs. Já o órgão central possui a visão de todos os cadastramentos feitos no Estado, em tempo real.

Veja mais na matéria publicada pela Agência Minas.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com