O mês de julho foi o marco da primeira etapa da implantação do Sistema Integrado de Gestão Prisional (Sigpri), desenvolvido pela Prodemge para a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap). A Unidade Gestora de Monitoração Eletrônica (UGME) foi o primeiro local a receber o sistema.

Segundo o superintendente de Sistemas de Defesa e Trânsito, Ladimir Freitas, o Sigpri possui todas as condições para ser referência nacional em gestão prisional. "Nessa primeira etapa, implantaremos as funcionalidades de controle da custódia do indivíduo privado de liberdade, sendo que posteriormente efetuaremos evoluções nas funcionalidades que se referem aos processos de ressocialização dos internos", explica.

Desenvolvido pela Prodemge, em parceria com a Diretoria de Sistema da Informação (DSM) da Seap, o sistema começou a ser criado em 2012.  A próxima unidade a receber o sistema será o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, no fim deste mês. Um cronograma com as datas de implantação será disponibilizado pela Seap em breve. A previsão é de que, em novembro, todas as unidades prisionais e administrativas estejam usando a plataforma.

Segundo Márcio José da Silva, diretor de Sistema de Informação da Seap, os usuários da ponta já constataram a facilidade de uso, como no cadastro de admissão e na consulta de indivíduos. “Os servidores relataram que foi perceptível a redução no tempo de atendimento”, afirmou. De acordo com Márcio, o novo sistema possui uma auditoria eficiente que permitirá maior segurança na liberação de senhas e controle dos acessos. Também não haverá mais a necessidade de instalação do programa, já que o sistema é acessado por meio do site sigpri.mg.gov.br.

Implantação gradual

Como explica Ladimir Freitas, foi estabelecida uma estratégia de implantação gradual do Sigpri, de forma a minorar qualquer tipo de impacto no trabalho das mais de 250 unidades prisionais do Estado. “Existem várias integrações, bastante complexas, e não podemos simplesmente tirar o sistema anterior e fazer com que os usuários passem a usar o novo sistema. Assim, o sistema antigo e o novo estão sendo usados paralelamente para que a transição se dê sem qualquer tipo de impacto”, explica.

Assim, as informações contidas no Infopen estão sendo migradas gradativamente até a sua retirada total. Existem também integrações com o Sip e o PCnet que estão mantidas no Sigpri.

O Sigpri é um dos sistemas da Prodemge que foi desenvolvido e será comercializado na modalidade SAS (software as service), sendo que a Companhia já foi procurada por estados como Espírito Santo e Maranhão para apresentar a solução.

Como explica o gerente Adriano Firmo, será criado ainda o armazém de informações do Sigpri e o Portal Sigpri, que será um portal de informações para o cidadão, direcionado especialmente para visitantes e familiares de presos. “No Portal, será possível fazer um pré-cadastro para visitação, além da emissão de atestado carcerário e outros documentos relacionados ao detento e suas famílias”, explica.

Impressões do cliente

Para o diretor da UGME, Giovani Belloni, o sistema, além de diferenciado, apresenta qualidade para a gestão de informações dos indivíduos que passam pela unidade para a realização do cadastramento. “Em todos estes anos que estive trabalhando na área, nunca vi um sistema tão completo. Acompanhei a implantação do Infopen e vejo a evolução que o Sigpri trouxe em relação ao antecessor. Toda a minha equipe de operadores se adequou bem à solução. Além da qualidade, o sistema permite induzir o operador a realizar os lançamentos de forma correta e exata”, explica.

“O layout é simples e o ambiente é informatizado e fácil de manusear. No início, claro, tivemos uma certa resistência, mas agora nos habituamos ao sistema e temos facilidade para agilizar processos que antes demandavam tempo e ainda mais trabalho. Podemos receber alertas com lançamento de fugas, por exemplo. Sem contar que o sistema é autoexplicativo e nos mostra erros e detalhes que antes demandavam mais tempo para consertar”, conta o operador da UGME, usuário do sistema, Gabriel Santos.  

Várias áreas da Companhia estão envolvidas na implantação do Sigpri. Como destaca o gerente Adriano Firmo, “o trabalho não teria obtido tanto sucesso se não fosse a colaboração de todos e a realização de forma tão integrada". "Esse é um projeto muito grande e complexo, que vai atender a cerca de 70 mil presos ativos no Estado, nas 250 unidades prisionais. São muitas integrações com outros sistemas, ou seja, muitos detalhes que precisam ser analisados e tratados, o que estamos conseguindo fazer com a participação das diversas equipes. A parceria entre as áreas de desenvolvimento e produção está sendo muito bacana no Sigpri”, ressalta.

Para a gestora do projeto, Stefane Melo, somente com o envolvimento de todos é que foi possível executar um trabalho tão complexo e importante para a gestão da segurança do governo estadual. “Este o produto do trabalho de uma equipe madura e comprometida, que teve o apoio de grandes profissionais na empresa. Agradeço a todos que participaram do projeto e destaco que o sucesso da implantação é resultado do trabalho integrado das equipes dos sistemas de segurança civil Pcnet, do Infopen e Sip, pois sem o conhecimento desses sistemas legados não teríamos alcançado os resultados, e também da atuação das áreas de produção como parte da equipe”, finalizou.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com