Mais uma etapa do Modelo de Responsabilidade Organizacional está sendo implementada pela Diretoria de Produção da Prodemge. Já está disponível na plataforma de EaD da Prodemge, o mapeamento - feito em conjunto com as demais diretorias da Companhia - que associa aos projetos, tecnologias e áreas da Produção, todos os papéis e atividades, mapas de disciplinas e domínios de conhecimento relativos à cada um deles. O trabalho se baseia nos serviços internos executados pela Diretoria, de acordo com o Caderno de Serviços, prestados aos clientes na cadeia de valor, bem como no plano de capacidade de atendimento.

Em linhas gerais, o projeto pode ser assim resumido: a Companhia define os produtos e serviços que irá prestar, quais as áreas responsáveis por sua execução e como elas estão integradas. Dentro de cada uma destas áreas, define o quantitativo de pessoal e as atividades necessárias para fazer com que estes serviços possam ser executados. Para cada uma das atividades relacionadas são apontados os níveis de conhecimento que as pessoas devem possuir para a execução daquelas atividades. A partir dessa análise são definidas as necessidades de treinamento e realizadas as capacitações, de forma que as pessoas executem suas atividades de forma mais assertiva e, assim, a Companhia possa atingir seus objetivos.

O Modelo de Responsabilidade Organizacional deixa claro que o crescimento de uma organização está ligado ao quanto seus empregados aprendem para trabalhar melhor e produzir melhor. Pessoas certas nos lugares certos com os conhecimentos e habilidades adequados podem aumentar a produtividade e entregar mais valor ao cliente. Assim, o Modelo descreve a estrutura da arquitetura de negócios da organização com seus produtos, serviços, recursos humanos, clientes, processos e regras necessárias à sua execução.

Modelo de Responsabilidade Organizacional

O Modelo de Responsabilidade Organizacional é um modelo que busca a melhoria da gestão e governança nas organizações públicas. Ele foi criado para identificar e avaliar as capacidades de negócios existentes ou necessárias para que os propósitos da Companhia sejam atingidos e está alinhado ao FACIN (Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no apoio à Governança).

O FACIN se sustenta no uso de boas práticas, atuais e inovadoras, baseadas no conceito de arquitetura corporativa, a partir de várias visões. Uma delas é a Visão de Negócios. De um modo geral, na visão de negócios do FACIN são definidos: a capacidade de negócio da organização com seus serviços e produtos, seus clientes, os processos de negócio, as regras para execução das atividades, a estrutura organizacional, a cadeia de valor, o conjunto de conceitos do negócio, os domínios de conhecimentos que tenham valor para a organização, os papéis de cada uma das pessoas que atuam na organização, assim como as competências e capacidades destas pessoas em relação aos conhecimentos requeridos para desempenhar cada papel.

Confira mais informações na plataforma EaD da Prodemge. Clique no último ícone à direita para aumentar a tela do vídeo.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com