Está em andamento a primeira fase do projeto Rede Minas Digital, na qual trabalham em conjunto a Prodemge, o Departamento de Telecomunicações (Detel) e a Seplag, para a transmissão do sinal digital da geradora Fundação TV Minas Cultural e Educativa para 21 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte.

O sinal analógico de televisão foi desligado em 39 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte, em 22 de novembro de 2017, conforme determinação do Ministério de Ciência e Tecnologia nas portarias nº 1.714, de 27 de abril de 2016, e nº 2.992, de 26 de maio de 2017.

Assim, toda a programação dos canais abertos passou a ser transmitida apenas no formato digital, que garante uma imagem mais nítida e um som de melhor qualidade, além de oferecer a possibilidade do uso de ferramentas interativas.

Dos 39 municípios afetados pelo desligamento do sinal de TV analógico, em 18 municípios (incluindo BH), o sinal digital é transmitido por link de micro-ondas da TV Minas instalado na Serra do Curral. Os 21 municípios restantes precisam de um novo sistema de retransmissão do sinal da TV Minas, seja em função de que a maioria deles não consegue captar o sinal proveniente das antenas da TV Minas instaladas na Serra do Curral em BH, ou porque ele é captado num nível muito baixo.

Essas cidades são: Cordisburgo, Baldim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Esmeraldas, Florestal, Funilândia, Jequitibá, Raposos, Rio Acima, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas, Vespasiano, Capim Branco, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará e São José da Lapa.

Prodemge instala equipamentos para retransmissão da TV digital

Para viabilizar a transmissão em high definition (HD) digital nessas localidades, a Prodemge trabalha para a instalação de novos equipamentos de retransmissão de sinal de TV digital. O conjunto de equipamentos é composto por antenas parabólicas de recepção, antenas slots de transmissão, transmissores digitais e receptores digitais. Estão sendo utilizados dois sistemas de retransmissão do sinal. O primeiro através de recepção via satélite (Star One C2, um satélite artificial de comunicação geoestacionário brasileiro que promove a irradiação do sinal da TV Minas para as antenas que estão sendo instaladas em todo o território brasileiro) e o segundo pelo Sistema de Retransmissão com recepção ISDB-T – MFN (retransmissão a partir das antenas da Serra do Curral).

Os sistemas serão instalados em estações de retransmissão de televisão (terrenos, abrigos e torres) de prefeituras e estações de telecomunicações da Polícia Militar de Minas Gerais e da Copasa. A Prodemge está responsável por todo o processo de instalação, manutenção e suporte desses equipamentos.

No conjunto de equipamentos adquiridos para o sistema de retransmissão de TV digital, fazem parte ainda um nobreak, um equipamento de telemetria e um shelter (armários construídos em camadas duplas de chapas de aço galvanizado) que visam dar maior proteção ao sistema, bem como minimizar o número de chamados técnicos para solução de problemas.

O nobreak proverá uma maior proteção elétrica ao transmissor e o equipamento de telemetria proporcionará um processo de monitoramento de todo o sistema, bem como a operação de mecanismos de telecomandos remotos com o objetivo de religar os equipamentos, por exemplo.

Primeira fase de instalações termina em fevereiro

A aquisição dos 21 sistemas de retransmissão de sinais de televisão em tecnologia digital ocorreu por meio do pregão eletrônico 038/2017, com um investimento inicial de R$ 2,350 milhões.

Como explica o gerente de Engenharia de Transmissão da Prodemge, João Carlos Zamagna, essa primeira fase de instalações deverá seguir até fevereiro, quando já deverá estar definida a relação de outras cidades que, a partir do corte do sinal analógico de TV, irão receber o sinal HD da Rede Minas de Televisão.

A Anatel determinou que o desligamento do sinal analógico em todo o território nacional deverá acontecer até o ano de 2023, de acordo com um cronograma a ser definido em futuras portarias dessa agência. 

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com