Foi realizado, na manhã do dia 19/6, o lançamento da 19ª edição da Revista Fonte, editada pela Prodemge desde 2004. O tema dessa edição foi “Geotecnologias a serviço do desenvolvimento”, com várias reportagens e textos acadêmicos relacionados ao assunto. Sua versão eletrônica está disponível aqui.

Para o lançamento da revista, o professor Abimael Cereda Júnior realizou uma palestra com o título “Para além do geoprocessamento: a sociedade da inteligência geográfica”. Abimael é especialista em geoprocessamento com doutorado em engenharia urbana, além de professor colaborador da Unicamp e docente em cursos de pós-graduação e extensão da UFScar, Uerj e Facens.

“O mais importante é que consigamos pensar sobre o novo mundo que está se desenhando. Precisamos transformar, o tempo todo, aquilo que está estabelecido, de forma a viver uma relação intrínseca com o espaço e o território que ocupamos. A tecnologia é fundamental nesse sentido, e com destaque atualmente, as tecnologias associadas às informações geográficas, cada vez mais presentes no dia a dia de todos nós”, afirmou o professor.

Para exemplificar como as informações geográficas estão presentes no cotidiano das pessoas, o professor apresentou alguns dados levantados pela Takor Group, empresa líder em tecnologia geoespacial no mundo: por exemplo, 20% de todos os argumentos de pesquisa realizados em 2017, nos principais mecanismos de busca da web, começaram com o termo “onde”. Além disso, 82% das pessoas usam seus telefones para análise de mapas ou uso de GPS. Também, cerca de 67% das fotos postadas na internet têm uma localização associada.

Como explicou o professor Abimael, “temos hoje uma série de sensores e dispositivos interligados, o que significa uma maneira nova de integrar e transformar a sociedade, em que o protagonismo não é algo para uma minoria. Todos agora podemos fazer parte desta revolução geoespacial”, afirmou.

Abimael Cereda Júnior ressaltou que “a Prodemge mostra, com esta edição da revista Fonte e com a presença de todos, que adota conscientemente uma visão do contemporâneo, do estado da arte em geotecnologias. Fazemos, todos, parte dessa nova Sociedade de Inteligência Geográfica”.

                                                           

lancamento fonte 2018b

                                    

                                    

                                    

                                    

                                    

 

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com