O sistema permite a criação, edição, assinatura e o trâmite de documentos em uma plataforma digital e pretende contemplar todos os órgãos do Estado até dezembro de 2018.
O objetivo é tornar a administração pública mais moderna e sustentável. O SEI-MG é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principal característica a eliminação do papel como suporte físico para documentos institucionais.
Devido às suas características inovadoras e ao sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI vem se tornando ferramenta presente em toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.
O SEI, criado e cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), já é largamente usado no Brasil por diversos governos estaduais (RJ, DF, BA, GO e outros) e municipais além de ministérios do governos federal. Somados, são 361 usuários do SEI no Brasil
“Consideramos que o uso do SEI-MG está sendo um grande sucesso e de extrema importância para a Prodemge, pois estamos hospedando e dando suporte técnico à principal ferramenta de tramitação de documentos do Estado. Isso nos coloca como peça estratégica para o Governo também nessa área”, afirma o gerente da área responsável pelo suporte técnico à ferramenta, Renan Ribeiro.