Reunindo informações diversas, apresentadas em camadas sobre mapas do Estado, a Prodemge disponibilizou um aplicativo que já está sendo utilizado por órgãos do Estado e também está livre para acesso pela população.

O aplicativo mostra, sobre um mapa base (que pode ser um mapa de satélite, topográfico, de rua, ou de terreno), camadas de informações como todas as barragens de Minas Gerais, escolas estaduais, unidades de saúde estaduais, delimitação de municípios e várias outras informações, totalizando, até o momento, 22 camadas operacionais distintas.

O objetivo é gerar análises que possam resultar em planos e estratégias que evitem ou minimizem tragédias como a que aconteceu em Brumadinho no dia 25/1. “Colocamos em uma aplicação todas as 702 barragens existentes em Minas, que aparecem na base de dados que obtivemos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais (Semad) e mostramos uma série de informações que podem ser analisadas com o objetivo de viabilizar a construção de diagnósticos precisos, de forma rápida e com base em informações confiáveis”, explica Leonardo Grandinetti, analista de Geoprocessamento da Prodemge.

O gerente de Geoprocessamento da Prodemge, Sandro Laudares, revela que essa aplicação está recebendo constantes implementações, com novas camadas que serão agregadas, criando um ambiente cada vez mais rico em informações. “Estamos trabalhando junto aos órgãos que estão produzido novas informações georreferenciadas em Brumadinho, de forma a agregá-las em nossa aplicação. Estamos, paralelamente, fazendo estudos de modelo de terreno, por exemplo, para produzir informações sobre possíveis rotas de escoamento de rejeitos em função da topografia no caso de outros acidentes. Trabalhamos tanto no apoio ao desastre ocorrido quanto na prevenção de novos desastres”, explica.

O aplicativo pode ser acessado via web e mobile no link https://goo.gl/GTbpcr e funciona com base na plataforma ArcGis, um sistema de inforclique para acessarmações geográficas largamente utilizado no mercado, que oferece um conjunto de funcionalidades baseadas em localização, para análises diversas de um cenário ou um negócio.

A Prodemge também apoia a PMMG, tendo cedido seu drone para uso no local do acidente. O gerente Sandro Laudares foi até Brumadinho, onde esteve com as equipes de resgate para orientar sobre as possibilidades de uso do equipamento.

Outra ação realizada pela Prodemge foi a disponibilização, no link GeoMG em https://www.geo.mg.gov.br/progeo-web/portal/, do bloco de informações “Brumadinho Urgente”, que pode ser baixado para que os dados sejam utilizados no sentido de trazer soluções para os afetados nessa tragédia e também minimizar os riscos que hoje existem no Estado.

 

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com