Representantes do mercado, da academia e da área pública estiveram na Cidade Administrativa no último dia 5/4, para mostrar à Prodemge suas necessidades em relação aos dados do Estado. O encontro iniciou um período de conversas da Companhia com esses setores, tendo por objetivo coletar subsídios técnicos sobre a confecção, utilização e disponibilização de APIs – um conjunto de funções e procedimentos que permitem a criação de aplicativos que acessam os recursos ou dados de um sistema, aplicativo ou serviço.

banner mgdigitalAntes de iniciar as discussões, os participantes puderam assistir à palestra de Kátia Sanfins, do Gartner Group, sobre criação de impacto com dados abertos. A especialista abordou os fatores-chave de sucesso da experiência governamental francesa que servem de exemplo como uma iniciativa bem-sucedida e com resultados tangíveis. “Em cada um dos pilares do modelo do Gartner de governo digital – pessoas e negócios, inteligência, internet das coisas, sistemas de TI e comunicação –, a França tem exemplos e soluções desenvolvidas”, exemplificou.

Em seguida, o diretor-presidente, Rodrigo Paiva, e a superintendente de Inovação da Prodemge, Mônica Rocha, apresentaram a proposta que está sendo desenhada na empresa para o desenvolvimento de uma plataforma de APIs. “Queremos que ela seja robusta, ágil e eficiente, com foco no cidadão e na redução da burocracia. A meta é facilitar a interação do Estado com o mundo e com o próprio Estado, promovendo a transformação digital da administração pública”, explicou Mônica.

“A transformação digital do Estado depende da contribuição de cada um”, afirmou Rodrigo Paiva, que convidou os participantes a apresentarem e debaterem suas ideias. “Estou encantado com o que presenciei aqui. É interessante ver o Estado focado nas soluções, e não nos problemas”, elogiou Marco Aurélio Gonçalves, do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais. Para Carlos Frederico Cavalcanti, da Universidade Federal de Ouro Preto, é preciso dar espaço para a evolução tecnológica. “O mundo 4.0 vai ajudar a diminuir o custo Brasil”, acredita.

Um formulário também está disponível no site da Prodemge até o dia 30/4 para que qualquer pessoa interessada no assunto possa contribuir com sua sugestão. As informações coletadas nessa primeira fase do projeto serão avaliadas e, posteriormente, alinhadas com a disponibilidade das entidades do governo de Minas de disponibilizar os dados para a plataforma de APIs. A previsão é que a reunião com as secretarias e órgãos do Estado aconteça em maio.

Mônica Rocha superintendente de Inovação da ProdemgeMônica Rocha superintendente de Inovação da Prodemge

Kátia Sanfins do Gartner GroupKátia Sanfins do Gartner Group

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com