Aconteceu, no último dia 20, uma reunião de kick-off dos testes de computação em nuvem que serão realizados na forma de uma prova de conceito (POC) no data center da Prodemge.

A reunião, que contou com a participação dos representantes das empresas Telefônica, Huawei (parceira da Telefônica na POC), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da equipe técnica da Prodemge, teve como objetivo tratar dos assuntos referentes às definições do cronograma, dos recursos necessários, da metodologia a ser utilizada e dos processos de controle e gestão para a execução da POC.

A Telefônica é a primeira empresa a participar da POC. Ela foi habilitada, junto com outras três empresas (CapGemini, Ustore e AX4B), por meio de um chamamento público realizado no início de abril. A ordem dos testes das empresas selecionadas foi definida por um sorteio que aconteceu no dia 2/5 na Cidade Administrativa.

O gerente de Armazenamento, Thiago Canuto, coordenador técnico do Projeto POC Nuvem na Prodemge, explica que os testes começarão em junho e serão realizados com o Portal Minas. Na última etapa da POC, o sistema será migrado do data center da Prodemge para uma plataforma em nuvem do mercado (selecionada entre as quatro empresas participantes) durante uma semana e depois revertido para o data center.

Nesse período, Prodemge e Seplag – que conduzirão os testes juntas – avaliarão o potencial da plataforma de nuvem das empresas participantes, sua segurança, a integração com outras aplicações hospedadas em infraestrutura diferentes, o desempenho da aplicação, as facilidades do aproveitamento da infraestrutura na nuvem e a disponibilidade dos serviços.

Projeto Nuvem Híbrida

A POC da plataforma em nuvem é um projeto complementar do grupo de trabalho responsável pelo Projeto Nuvem Híbrida do Governo do Estado de Minas Gerais, lançado em 2018. O objetivo é estabelecer um modelo padronizado de nuvem híbrida, sob gestão técnica da Prodemge, que englobará recursos de infraestrutura computacional do governo mineiro (nuvem privada) com recursos computacionais externos contratados de terceiros (nuvem pública).

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. 

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

 

banner SDM web

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com