A tecnologia de reconhecimento facial desenvolvida pela Prodemge será usada nas ações de segurança da Copa América, que acontece a partir de amanhã (14/6) e tem Belo Horizonte como uma de suas sedes. Dentro do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), um agente da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) será responsável por utilizar o reconhecimento facial integrado ao Sigpri para identificar se indivíduos suspeitos identificados por policiais têm passagem pelo sistema prisional.

O tempo de resposta na consulta ao Sigpri é de 5 segundos, um fator determinante para a eficiência dos resultados. O sistema também apresenta maior precisão e maior facilidade de coleta de insumos para o processo de identificação, essenciais para o sucesso da iniciativa. A tecnologia de reconhecimento facial está sendo utilizada nas unidades prisionais desde 15 de maio como testes, e a Seap já demonstrou satisfação com os resultados apresentados pela solução desenvolvida pela Prodemge.

CICCR

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado na Cidade Administrativa, integrará o trabalho de dez instituições estaduais, federais e municipais (secretarias estaduais de Segurança Pública e de Administração Prisional, polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal, a BHTrans e a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção) durante a Copa América.

Todas as comunicações entre esses órgãos utilizarão a infraestrutura de rede fornecida e/ou sob gestão da Prodemge. A rede de fibra óptica da Prodemge ainda interligará o CICCR com o Centro Integrado de Operações da Prefeitura Belo Horizonte, utilizando também a rede da Polícia Militar, da própria prefeitura e da CBTU. A Prodemge liderou todo o trabalho de integração e configuração dessa malha de comunicação que dará suporte ao funcionamento do plano de segurança.

Os trabalhos preveem ainda a utilização de drones da Polícia Militar e de duas carretas do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel da Sesp – uma trabalhará no Expominas e outra na Esplanada do Mineirão. A Prodemge também foi responsável pela integração da comunicação de todos esses equipamentos e plataformas com o CICCR, que receberá as imagens geradas por eles em tempo real. As carretas farão o monitoramento com câmeras cujo alcance é de até cinco quilômetros. A tecnologia também permite visão noturna e leitura de calor, para a identificação de armas e objetos cortantes que possam estar com as pessoas que transitam na região.

 

Crédito das fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG

 

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com