A construção de uma plataforma de APIs que congregue dados do governo e gere soluções para a população avançou mais uma importante etapa hoje (14/6). A Prodemge se reuniu com mais de 30 órgãos e entidades da administração pública para alinhar informações e somar esforços a esse projeto. “A participação de todos é fundamental para que a gente consiga integração e fluidez nos trâmites de dados e informações entre os órgãos”, afirmou o diretor-presidente, Rodrigo Paiva.

O Estado é o guardião dos mais variados dados que devem ser úteis para a oferta de soluções aos cidadãos e o fomento da economia. Segundo Rodrigo, essa é a premissa da plataforma de APIs, que vai ao encontro dos anseios da sociedade e os projetos governamentais para implantar a transformação digital em Minas.

O superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz, apresentou as principais iniciativas em curso, que envolvem a simplificação de procedimentos, a transformação de serviços e a melhoria do relacionamento com o cidadão. “Para isso, estamos estabelecendo parcerias também com o governo federal e iniciativa privada. Com o envolvimento de todos, vamos melhorar o atendimento aos mineiros”, concluiu.

O coordenador de Sistemas da Polícia Civil, Breno Carvalho, também foi um dos palestrantes do evento. Ele abordou as ações em curso no órgão que estão voltadas para a transformação digital, e ressaltou a importância de se evitar a fragmentação de soluções e bases de dados. “A plataforma de APIs é muito importante, pois segue essa diretriz de fontes unificadas e integradas de informação”, elogiou Breno. “Essa API, assim como qualquer outra a ser integrada à plataforma, deverá sempre respeitar os marcos legais, como a Lei Geral de Proteção de Dados”, destacou Rodrigo Paiva.

Os próximos passos do projeto envolvem reuniões com órgãos e entidades do governo para pensar em suas realidades e em como se integrar ao projeto, sempre considerando os marcos legais existentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com