A Prodemge começou a utilizar o protocolo de internet IPv6 em suas soluções este ano. A primeira demanda surgiu da Polícia Civil, que solicitou a utilização em seu site oficial. A segunda foi para o aplicativo MG App, que passou a disponibilizar o acesso a partir do IPv6 para smartphones, principalmente para equipamentos mais novos, que estão adaptados ao novo protocolo e privilegiam o seu uso no acesso das aplicações.

O gerente de Redes, Cláudio Rinco, explica que o ambiente da Prodemge já estava apto a utilizar o protocolo desde 2012, porém não havia demanda para seu uso. “A implementação do IPv6 deverá aumentar à medida que ele se tornar mais difundido entre os clientes, mas o IPv4 não será encerrado”, esclarece.

Atualmente, a Prodemge possui alocada para seu uso em torno de 65 mil endereços públicos no IPv4 que continuarão sendo utilizados, mesmo com a criação do IPv6. “A implantação do IPv6 não torna inviável o uso do IPv4 e os dois protocolos podem ser utilizados simultaneamente no ambiente sem prejuízo para servidores e aplicações”, explica Cláudio. O planejamento, segundo Cláudio, é implementar gradativamente o novo protocolo para todos os clientes.

Protocolo de internet

Protocolo de internet (IP) é a tecnologia que permite que aparelhos se conectem aos servidores de internet. Ele fornece um número de identificação para um dispositivo qualquer – computadores, celulares e tablets, por exemplo – que se conecta a um servidor e permite a troca de dados entre eles. O primeiro bloco de protocolo foi o IPv4, que surgiu nos anos 80. Como não foi desenvolvido pensando na utilização comercial da internet, ele começou a dar sinais de esgotamento no final da década de 90. Isso poderia impedir novos registros de endereço na web e prejudicar o funcionamento de sites.

Para resolver essa situação, a Força-tarefa de Engenharia da Internet (IETF), um grupo internacional que trabalha no desenvolvimento e promoção de padrões para a internet, criou o IPv6. Com um espaço de endereçamento de 128 bits – quatro vezes maior do que o IPv4 –, o novo protocolo apresenta benefícios em relação ao protocolo anterior: aumento da quantidade de registros livres de endereço na internet, a diminuição da carga de processamento de roteadores e melhora nas conexões de aplicações de áudio e vídeo.

Novas tecnologias trabalhadas pela Prodemge também vão demandar a utilização do IPv6, como a internet das coisas e o streaming de vídeo. O novo protocolo melhora a qualidade dos serviços que essas tecnologias precisam para funcionar e oferecem suporte necessário para sua estabilidade, características que não existiam no IPv4.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com