Desenvolvido pela Prodemge em 2017 com o objetivo acompanhar melhor o desempenho dos alunos de rede estadual, o Diário Escolar Digital (DED) vem sendo reconhecido pelos profissionais da educação como uma ferramenta importante para o ensino público. Em matéria publicada pela Agência Minas, professores, diretores e especialistas de escolas estaduais destacaram as vantagens de utilizar o sistema no dia a dia do ensino. Eles elogiaram principalmente a economia do tempo gasto com atividades burocráticas, além da geração de relatórios completos e de fácil acesso. De acordo com os entrevistados, esses fatores contribuíram para melhores tomadas de decisão da coordenação das escolas e melhor comunicação com pais de alunos e a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Edna Viana, gerente de Sistemas de Educação (GSE), conta que o sistema disponibilizou, ao longo do tempo, muitas funcionalidade que vieram a facilitar toda a gestão da educação. “Com DED, as instituições de ensino passaram a ter as informações necessárias para se preparem para as demandas do ano seguinte, acompanhando diariamente não só a frequência, mas o parecer das atividades, o conteúdo abordado nas salas, a participação e continuidade dos alunos para o ano seguinte, entre outras informações relevantes”, explica. A gestão pedagógica também se beneficia do sistema. Além de informações sobre a infrequência, o pedagogo pode registrar todas as atividades em sala e conceitos aplicados no período letivo.

Para Gislaine Aparecida, superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE, o trabalho de criação e evolução do DED realizado pela Prodemge foi audacioso e produtivo, pois aumentou, organizou e disponibilizou informações essenciais para a tomada de decisões da secretaria. “O DED é um programa muito importante e robusto, pois acompanha o dia a dia de todas as instituições de ensino do Estado. A Prodemge trabalhou muito próximo da SEE para entender as nossas necessidades e continua nos acompanhando de perto para realizar as melhorias necessárias. É um trabalho que tem superado nossas expectativas”, destacou.

O analista do DED, Marcello Maia (GSE), apresentou alguns dados para mensurar a relevância do sistema. São 84.122 usuários e uma média de seis milhões de lançamentos por dia. “O DED possui integração com o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), enviando arquivos consolidados com informações de todos os bimestres para lançamento no histórico e para embasar a gestão das escolar”, completou. Participam do sistema, além da GSE, as gerências de Arquitetura Corporativa (GAC), Gerência de Produtos (GSP), de Banco de Dados (GBD), de Operações (GOT), de Planejamento e Desempenho (GPD), de Armazenamento e Ambientes Operacionais (GAO), além da Assessoria de Negócios (ANE).

Novidade

O DED também possui uma versão mobile, que ganhará funcionalidades on-line a partir de setembro. Hoje, os profissionais da educação têm que baixar a planilha, preencher os dados em seu celular e depois enviar os arquivos. Em breve será possível executar essa tarefa diretamente no aplicativo, o que reduzirá ainda mais o tempo gasto com os lançamentos das informações dos alunos, de acordo com a GSE.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. 

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

 

banner SDM web

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com