A Prodemge entregou, no mês de setembro, um novo sistema de vistoria veicular eletrônica para o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O processo de vistoria de veículos, que anteriormente era feito de forma manual, agora passa a ser feito por meio de um aplicativo de dispositivo móvel com controle de localização, no qual o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato.

A solução foi desenvolvida em 2014, mas passou por uma ampla reformulação para que fosse implantado agora em 2019. Esse trabalho incluiu um processo de segurança de dados para identificação do vistoriador e do dispositivo. “Tivemos uma preocupação especial na área de segurança, pois o dispositivo móvel do vistoriador, com dados importantes dos cidadãos e do Estado, tem chances de ser extraviado. Por causa disso, incluímos validação de chaves em várias etapas, com utilização de QR Code e do sistema SSC, da Prodemge, com senha que não fica salva no dispositivo”, explicou o coordenador do projeto, Walison Silva.

O armazenamento das informações por meio digital permite que todo o processo de vistoria de identificação veicular seja monitorado e auditado. Com os laudos eletrônicos, será possível identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, evitando fraudes e oferecendo mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo.

A vistoria de um veículo é obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Por meio dela, o Detran-MG assegura a legitimidade da propriedade, a autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

A equipe da Prodemge que desenvolveu o aplicativo e o diretor-presidente, Rodrigo Paiva

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com