A Prodemge iniciou a fase de implantação da MG API – Plataforma de APIs de Minas Gerais. O objetivo é testá-la, assim como as APIs, antes de disponibilizá-la para uso. Podem participar dos testes, empresas e órgãos interessados nas três APIs oferecidas no site api.prodemge.gov.br.

• API Bons Antecedentes: permite inserir em um sistema a funcionalidade de consultar em tempo real, após a expressa autorização do cidadão, o seu atestado de bons antecedentes. Esse documento é gerado por meio da internet e do MGApp e, agora, poderá ser acessado por meio da API.

• API Transparência: expõe dados de compras realizadas pelo governo de Minas Gerais, bem como fornecedores e valores dos itens e serviços adquiridos. Posteriormente, iserão incuídos outros dados do Portal da Transparência nessa API.

• API Consignação: possibilita otimizar o processo de consignação para os servidores do Estado, uma vez que ela poderá ser integrada a sistemas e aplicativos de instituições financeiras credenciadas pela Seplag.

O que são APIs?

API significa “Interface de Programação de Aplicação” e funciona como uma ponte que interliga diferentes sistemas, sites ou aplicativos, enviando e recebendo dados, independente das características técnicas de cada aplicação. É uma forma prática de disponibilizar e receber dados e informações de sistemas terceiros.

Para gerenciar as APIs que estão sendo liberadas pela Prodemge, foi construída a MG API. Além de publicar as APIs, a plataforma controla o acesso aos dados, garante sua rastreabilidade e provê a segurança deles.

Segurança, inclusive, é uma das premissas do projeto. Ele foi concebido seguindo a legislação vigente e também a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em 2020. Por isso, o dado de um cidadão somente poderá ser liberado para consulta após sua autorização e os dados dos órgãos serão disponibilizados por meio de convênios e parcerias.

O principal objetivo da MG API é conectar os dados entre órgãos e entidades de governo e entre governo e iniciativa privada. Além de promover a transformação digital dos serviços públicos e aumentar sua eficiência, a plataforma propiciará a redução da burocracia, o fomento da transparência, e o estimulo ao ecossistema de inovação.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com