Primeiros eventos cadastrados são as campanhas do Servas Calor Humano e de arrecadação de recursos para o hospital de campanha no Expominas

A Prodemge lançou hoje (2/6), durante coletiva do governo estadual no Palácio Tiradentes, o Mobiliza Minas, uma solução que faz a conexão entre sociedade civil e entidades públicas, em prol da solidariedade.

O lançamento foi feito pelo diretor-presidente da Prodemge, Rodrigo Paiva, que destacou o objetivo do projeto: oferecer uma ferramenta de gestão das ações governamentais em uma situação de crise, de modo a permitir uma participação eficaz do cidadão que deseja ajudar o próximo, seja com doações de bens ou trabalho voluntário.

Segundo ele, a ideia surgiu no contexto do desastre que atingiu Brumadinho no início de 2019, quando do rompimento da barragem. A equipe técnica da Prodemge então desenvolveu uma solução que colocasse a tecnologia a serviço de Minas em situações de crise.

“Queremos fortalecer o espírito colaborativo dos mineiros e a eficiência das ações governamentais. Neste momento de emergência social, o Mobiliza Minas é uma contribuição importante da tecnologia para o combate à pandemia do Covid-19”, afirma Rodrigo Paiva.

A tradicional campanha Calor Humano do Servas, que arrecada agasalhos, cobertores e itens de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado, é o primeiro evento inserido no Mobiliza Minas. No aplicativo, é possível acessar os tipos de donativos solicitados e os locais de recebimento e apresentação, além de se cadastrar como voluntário da campanha.

Outro evento já disponível no Mobiliza Minas é para arrecadação de recursos para a compra de materiais destinados ao hospital de campanha no Expominas. O cidadão interessado em contribuir pode abrir o aplicativo para ter informações sobre a conta bancária do Servas para depósito do dinheiro.

“Vamos conectar, por meio do Mobiliza Minas, as entidades assistenciais, a sociedade civil e os empresários. O Servas se orgulha muito de fazer parte dessa iniciativa”, elogia a presidente do Servas, Alexia Paiva.

A secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, enaltece a convergência de forças possibilitada pelo aplicativo: “O Mobiliza Minas faz a ponte entre as pessoas que querem ajudar e as que precisam de ajuda. Ele permite que as pessoas se unam cada vez mais”.

Para o major Eduardo Lopes, superintendente de gestão de Desastres da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), a ferramenta vai auxiliar de forma crucial o órgão. “O cadastro de doadores e voluntários facilitará as ações de resposta nos municípios que precisam de ajuda durante os desastres. A participação de todos é fundamental para a Defesa Civil, que já atua integrada com os demais órgãos no enfrentamento aos desastres”, afirma o major.

Administração

Além do aplicativo, a solução Mobiliza Minas conta ainda com um portal web que concentra as funcionalidades de administração. Por meio dele, os gestores públicos podem inserir eventos (como campanhas de arrecadação ou situações de calamidade pública) e a necessidade de doações. Com o objetivo de garantir a segurança da ferramenta, a autenticação no portal dos usuários gestores de eventos é feita por meio da solução de segurança corporativa da Prodemge.

Nas suas próximas versões, o aplicativo englobará também funcionalidades de notificação de voluntários previamente cadastrados, e divulgação de boletins oficiais e da necessidade de trabalhos que envolvam a mobilização da sociedade.

A Prodemge conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), do Serviço Social Autônomo (Servas), da Defesa Civil de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na condução da iniciativa.

 

Serviço

O aplicativo Mobiliza Minas está disponível nas lojas Android e iOS. No MGapp, também há um direcionamento às lojas on-line para download da solução.

No primeiro acesso, a aplicativo disponibiliza um formulário para o cidadão cadastrar suas informações e selecionar de que maneira ele quer exercer o voluntariado.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com