Portal do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) agora permite impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelo proprietário. A novidade foi implantada pela equipe da Prodemge, responsável pela integração entre os sistemas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Detran-MG.

O trabalho da equipe da Prodemge envolveu ainda a inclusão de certificação digital nos sistemas, o que funciona como uma assinatura digital do chefe do Detran-MG no CRLV emitido. O resultado é um documento com todas as informações do CRLV físico e a mesma validade jurídica.

Da mesma forma que acontece com a versão em papel moeda, para acessar e imprimir o CRLV, é necessário que o proprietário tenha quitado os débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), do seguro obrigatório, da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.

“O CRLV-e será expedido em substituição ao CRLV em meio físico, na forma estabelecida pelo Denatran; e os documentos emitidos antes da implantação do novo serviço poderão ser utilizado para comprovar o licenciamento do exercício 2020”, explica a gerente de Sistema de Trânsito, Maria Tereza Barros.

Passo a passo para imprimir

A impressão do CRLV pode ser feita no Portal do Detran (www.detran.mg.gov.br), na aba veículos. É preciso informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code pelas autoridades.

O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. O serviço também está disponível no portal do Denatran. O cidadão também pode optar pela versão eletrônica, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para aparelhos com sistema Android e iOS).

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com