O governo de Minas Gerais lançou, no dia 18/9, o projeto Controle da Cadeia do Carvão com Tecnologia Blockchain, iniciativa pioneira conduzida em parceria pela Prodemge, Seplag, Semad e IEF, mediante financiamento do BNDES.

O objetivo é integrar processos e informações e dar confiabilidade à cadeia do carvão vegetal por meio do blockchain, aumentando a celeridade, a acessibilidade e a transparência para cidadãos e empresas, de modo a fortalecer o combate inteligente ao crime ambiental e fortalecer a cadeia econômica legal do carvão vegetal.

O evento contou com a participação do governador Romeu Zema, que parabenizou as entidades envolvidas no projeto. O papel da Prodemge também foi destacado pelas demais autoridades presentes.

“Esse é um projeto revolucionário, muito importante para nós da Prodemge e toda a administração pública. Vamos inovar e dar um grande passo na transformação digital do Estado. Nosso time se orgulha em estar na linha de frente dessa iniciativa, oferecendo nossa expertise e suporte técnico aos clientes e parceiros Semad, IEF e Seplag”, afirma Roberto Reis, diretor-presidente da Prodemge.

Blockchain

O trabalho começou em 2019, quando a Prodemge realizou uma prova de conceito (POC) demonstrando a aplicação do blockchain na cadeia de suprimentos de carvão vegetal. O grupo envolvido no projeto pôde demonstrar como a tecnologia garante a origem e a rastreabilidade do produto.

O blockchain tem como característica a imutabilidade do registro de dados e informações, por isso ele será usado no projeto de controle da cadeia de carvão para oferecer mais velocidade, segurança e transparência nos processos de negócios.

Segundo explicam Fabrício Gonçalves e Carlos Leonardo Mendes, que atuaram na POC, a tecnologia inovadora será suportada por um sistema transacional que será desenvolvido pela Prodemge em parceria com a Semad. O novo sistema modernizará os atuais sistemas de monitoramento utilizados pela Semad e pelo IEF e será composto de três fases. A primeira, que engloba a etapa de origem da cadeia, terá quatro módulos.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com