A Prodemge realizará, entre os dias 30/11 e 4/12, a Inova 2020 – 3ª Semana de Inovação, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Econômico (Sede) e Fazenda (SEF). O evento é gratuito e aberto à participação do público em geral. Devido à pandemia, a programação acontecerá totalmente on-line, com algumas transmissões também pelo YouTube.

Para dar início à programação, o professor Nívio Ziviani fará uma palestra no dia 30/11, às 10h, sobre o impacto da inteligência artificial na transformação digital. Engenheiro mecânico e cientista da computação, Nívio é professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cofundador e diretor de Pesquisa da Kunumi. Ele também criou outras startups ao longo de sua carreira – uma delas, a Akwan Information Technologies foi comprada pelo Google e deu origem ao seu centro de pesquisa e desenvolvimento.

Trilhas de conhecimento

As mais de 70 atividades da Semana estão divididas em sete trilhas de conhecimento: data science, blockchain, tecnologias, segurança, mentalidade ágil e inovação, gestão e inovações da Prodemge. A grade conta com a presença de representantes de instituições da administração pública, do mercado e da academia, como a especialista em engenharia social e testes de invasão física Marina Ciavatta; o doutor em algoritmos distribuídos e líder técnico das Iniciativas Blockchain do BNDES, Gladstone Arantes Jr.; a gerente de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Karen Duque; e o consultor em governança de dados e professor da PUC Minas, Carlos Barbieri.

Do governo de Minas, haverá apresentações da Controladoria Geral do Estado (CGE), sobre dados abertos; da Secretaria de Meio Ambiente (Semad), sobre o uso do blockchain no projeto de monitoramento da cadeia do carvão vegetal; da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), sobre seu sistema inovador que ajudou a diminuir os índices estaduais de roubo e furto de veículos; da Fundação Hemominas, sobre sua ferramenta de gestão de pagamentos e recebimentos; da Seplag e Codemge, sobre inovação em compras públicas; e da SEF, sobre management 3.0 e liderança.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade de São Paulo (USP) levarão seus professores e pesquisadores para falar de temas inovadores, como transformação digital, o uso da inteligência artificial no contexto dos veículos inteligentes e o desenvolvimento de drones autônomos para corridas e entrega de mercadorias.

Outro tema de destaque é a aplicação de data science nos governos. Especialistas da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) discutirão os desafios, as alternativas e a visão de futuro da ciência de dados nas empresas de TI do setor público.

Oficinas

A Inova 2020 também terá eventos em que os participantes poderão colocar em prática o conhecimento aprendido, e que, por isso, precisam de inscrição prévia. É o caso do workshop AWS DeepRacer, uma simulação de corrida virtual de veículos autônomos; e os hands-on para construção de sensor de nível de água com ajuda de crianças e o de programação de um token ERC20 em blockchain. As inscrições para essas oficinas podem ser feitas no site da Semana: www.prodemge.gov.br/inova2020.

Ressignificando o futuro

O tema da Inova este ano, “Ressignificando o futuro”, tem o intuito de incentivar os participantes a debater propostas e ideias que tragam novo sentido para nossas ações e projetos, em um contexto de profundas mudanças. “É um evento dedicado a promover a inovação, o conhecimento e a troca de experiências entre órgãos e entidades da área pública, academia e iniciativa privada, com destaque para a abertura à participação do público nesta edição”, afirma o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis. “Essa pluralidade enriquece a Semana e fomenta a união de esforços no compartilhamento de soluções inovadoras que tragam benefícios para a sociedade”, incentiva.

 

Serviço

Inova 2020 – 3ª Semana de Inovação
Data: 30/11 a 4/12
Evento gratuito, on-line e aberto à participação do público em geral
Inscrições para oficinas no site do evento.
Mais informações: www.prodemge.gov.br/inova2020

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com