A Inova 2020 – 3ª Semana de Inovação terminou na última sexta-feira (4/12) com recorde de público. Foram 3.085 participações, de diversos estados brasileiros e até do exterior, durante cinco dias de evento e mais de 70 atividades, divididas em sete trilhas do conhecimento: data science, blockchain, tecnologias, segurança, mentalidade ágil e inovação, gestão e inovações

“O saldo foi extremamente positivo. Soubemos enfrentar os desafios do atual contexto de isolamento social decorrente da pandemia e conseguimos realizar um evento totalmente on-line, gratuito e aberto ao público, ainda mais abrangente e interativo do que os anteriores. Tenho certeza que a Inova 2020 semeou conhecimentos e ideias cujos frutos o estado e a população irão colher”, enaltece o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis.

A Semana foi realizada em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Econômico (Sede) e Fazenda (SEF). Junto com outros órgãos estaduais, elas foram responsáveis pela mentoria de 11 ações. Outras vinte foram lideradas por profissionais da Prodemge e sete, por especialistas da academia. Organizações do mercado organizaram 36 atividades.

As ações, de modalidades diversas como hands on, painéis, palestras, meetups, fishbowls, workshops, hackthons, desafios e jogos, aconteceram em sete ambientes simultâneos. Os seus vídeos e arquivos estão sendo disponibilizados no site do evento, onde é possível acessar a programação completa. A abertura da Inova 2020, com a palestra do professor Nívio Ziviani sobre o impacto da inteligência artificial na transformação digital, e as palestras da especialista em engenharia social e testes de invasão física Marina Ciavatta, que abordaram segurança digital e crimes cibernéticos, também estão disponíveis no canal Prodemge MG do YouTube.

Carlos Leonardo Mendes (GSF), que foi embaixador da trilha Blockchain, conta sobre sua experiência: “Na estruturação dos eventos, procuramos equilibrar teoria e prática, assim como a experiência dos palestrantes com o tema, convidando pessoas da Prodemge, dos governos estadual e federal e da academia. Os assuntos abordados envolveram conceitos, experiências de governo e projetos em desenvolvimento. Na nossa avaliação, o resultado foi muito bom. Na plateia, observamos a presença tanto de expectadores pontuais como de expectadores que participaram de vários eventos da trilha, o que demonstrou a diversificação que buscávamos”.

A união de esforços na realização da Semana foi destacada pelo presidente da FJP, Helger Marra, no evento de abertura da Inova 2020: “É impossível fazer inovação relevante sozinho. Que esta semana seja rica e profícua, com novas parcerias que possam nos energizar”. Paulo Beirão, presidente da Fapemig, citou a importância da inovação para Minas Gerais. “A partir de ciência e tecnologia de qualidade, conseguiremos fomentar a economia no estado com inovação e empreendedorismo”, incentivou.

“É fundamental aprender, usufruir e entender a inovação, para termos uma economia forte e sustentável. Que esta semana traga mais conhecimento e conexões para todos os seus participantes”, afirmou o secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, que enviou sua mensagem por meio de vídeo.

A subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag, Beatriz Góes, salientou o desafio do aprimoramento da gestão pública: “A Inova vai trazer muitos benefícios para que possamos continuar esse trabalho prioritário para o governo”. “A inovação traz transparência, governança e retorno positivo para a sociedade. Daí a importância de debater o tema”, concluiu o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa.

Ressignificando o futuro

O tema da Inova 2020, “Ressignificando o futuro”, esteve presente também na palestra do diretor do Centro de Liderança Pública, Tadeu Barros, na tarde de sexta-feira (4/12), durante a cerimônia de anúncio dos vencedores do 5º Prêmio Inova Minas Gerais, evento organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e que marcou o encerramento da Inova 2020.

O especialista em inovação apresentou sobre sua visão da pandemia como uma janela de oportunidade, em que o ser humano pode se reinventar, buscar saídas e aprender com os problemas. “Tempos difíceis podem trazer melhorias e crescimento, tanto para o indivíduo quanto para o coletivo”, afirmou Tadeu. Ele destacou ainda os benefícios que eventos como a Inova trazem: “Os conhecimentos e insights produzidos durante esta semana podem tornar o serviço público mais fácil e simples e menos burocrático”.

Para o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, o Prêmio Inova está em sintonia com o propósito da Semana de Inovação, por valorizar e incentivar ideias inovadoras e a visão empreendedora por parte dos servidores públicos estaduais, em benefício do cidadão. Em sua fala na cerimônia, Roberto aproveitou para compartilhar a notícia de que a Polícia Civil conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e no Distrito Federal do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Enap, com os sistemas de Credenciamento de Empresas e de Rastreabilidade de Peças, desenvolvido em parceria com a Prodemge. A iniciativa integrou a programação da Inova 2020, com a palestra do investigador da Polícia Civil Thiago dos Santos Reis, que atua na Coordenação de Administração de Trânsito do Detran-MG.

Conquistaram o primeiro lugar no Prêmio Inova os projetos “Metodologia Simplificada para Definição de Áreas de Risco, Restrição à Ocupação e Controle Especial em Função de Ameaça de Desastres Naturais”, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis”; “Gestão na ponta dos dedos”, da Secretaria de Estado de Educação, na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso – Inovação em Processos Organizacionais”; e “FRIDA - Atendente virtual da delegacia da mulher”, da Polícia Civil de Minas Gerais, na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso – Inovação em Políticas Públicas”.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com