Transformação. Essa palavra resume 2020 para a Prodemge. O ano mal havia começado quando a necessidade de recolhimento e isolamento social impôs mudanças nas práticas em curso na empresa, que soube reagir rapidamente. Em questão de dias, a Companhia adaptou sua tecnologia para que centenas de empregados passassem a trabalhar em casa.

Essa eficiência foi aplicada também para nosso principal cliente, o governo de Minas Gerais. Com a assistência da Prodemge, o Executivo estadual implantou o regime de teletrabalho, sem deixar que a pandemia impactasse os serviços da administração pública e o dia a dia do cidadão.

A Prodemge foi responsável por prover a infraestrutura de rede privada virtual (VPN) que atendeu a determinação de trabalho remoto dos servidores públicos estaduais, com garantia da segurança das informações trafegadas pela internet. A Companhia também liberou sua solução de armazenamento de arquivos em nuvem, o Expresso Drive, facilitando a realização das atividades. O acesso, mediado pela Seplag, não representou custos para o governo.

Já a solução de videoconferência da Rede Governo instalada no datacenter da Prodemge passou a ser utilizada pela Polícia Civil para viabilizar a implantação do seu projeto “Plantão Digital”. Nele, duas unidades podem fazer a elaboração de procedimentos policiais por meio de acesso remoto e evitar o deslocamento físico de pessoas entre os locais de trabalho.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) buscou a parceria da Prodemge para capacitar a distância a equipe técnica que atua na linha de frente de combate ao vírus e potencializar suas ações. O trabalho envolveu tanto o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) quanto o site da Fhemig.

Outra importante frente de combate à pandemia é a informação. O governo estadual, por meio da Prodemge, utilizou painéis de controle que mostram o índice de permanência de pessoas em suas residências a partir de dados geolocalizados de aproximadamente três milhões de dispositivos móveis no estado de Minas Gerais; e disponibilizou o Mapa Covid-19 no MGapp, que permite a visualização gráfica de como está a evolução da doença em Minas Gerais.

O apoio técnico da Companhia também contribuiu para a implantação de iniciativas inéditas no estado: os aplicativos de telemedicina e tele-educação que estão sendo utilizados pela população durante a quarentena e estão ajudando os cidadãos a manterem o isolamento social.

Inovação

A pandemia pode nos ter pego surpresa, mas soubemos nos reinventar para enfrentar os desafios e continuar cumprindo nossa missão de prover o estado de Minas Gerais com as melhores e mais eficientes soluções de TI para o benefício do cidadão.

Resultado de um processo colaborativo e de discussões que envolveu gestores, diretores e conselheiros da empresa, a missão foi apresentada no início 2020, junto com a visão e os novos valores que norteiam as ações da Companhia. O evento também marcou o lançamento do planejamento estratégico para o período de 2020 a 2024. São 11 objetivos estratégicos em acompanhamento atualmente, que estabelecem as diretrizes na busca pela transformação digital do governo.

Um dos pilares que está norteando todo esse trabalho é o da inovação. A Companhia instituiu o programa Prodemge 4.0, cujo propósito é conduzir a empresa ao novo mundo que se apresenta, de rápida transformação e que exige mudanças de comportamento, cultura, tecnologias e processos de gestão.

Por meio do seu projeto Mentalidade Ágil, o Prodemge 4.0 está movimentando a empresa e seus empregados em um novo modo de agir e entregar valor para o cliente. Mais de 15 squads que trabalham sobre a metodologia do projeto já foram habilitados ou estão em fase de habilitação. A entrega de resultados continuada está recebendo um retorno positivo dos clientes e a previsão é que o projeto alcance mais de órgãos do governo de Minas no próximo ano.

Os clientes se beneficiarão também de outro projeto que conquistou importantes avanços em 2020: a nuvem governamental. Uma consulta pública foi finalizada no último mês com o objetivo de aprimorar do Termo de Referência do Chamamento Público para Pré-qualificação Permanente de Empresas Provedoras de Serviços de Computação em Nuvem. A implantação da nuvem permitirá o avanço tecnológico do estado e a utilização de tecnologias inovadoras como inteligência artificial, computação cognitiva, internet das coisas e big data, nos sistemas de informações do estado.

Outra linha de atuação é o projeto MAIS, para modernização de arquitetura e sistemas da Companhia, abrangendo os ambientes de plataforma alta e baixa. Um novo mainframe foi adquirido em 2020 e está em fase de implantação. Ele dispõe de mais tecnologia, desempenho, segurança e representa uma importante evolução da infraestrutura da empresa. O Exadata, uma plataforma de computação otimizada para a execução de banco de dados, é outra novidade do data center neste ano; e representa mais confiabilidade, desempenho e segurança para os serviços da Companhia.

Soluções

2020 também marcou a implantação de diversos serviços importantes para o governo. Vale destacar os sistemas desenvolvidos para a renovação de matrículas dos alunos das escolas estaduais e para a matrícula de crianças e adolescentes que desejavam entrar no sistema estadual de educação. Com o apoio da Prodemge, a Secretaria de Estado de Educação introduziu uma importante evolução no processo: o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula englobou mais de 700 cidades mineiras e vai permitir o encaminhamento dos alunos para a escola estadual ou municipal mais próxima de sua residência.

Para a Ouvidoria Geral do Estado, a Companhia desenvolveu o MG-OUV, um sistema de gestão de manifestações cujo objetivo é dar voz ao cidadão para que ele participe mais da gestão pública. O uso da ferramenta foi consolidado este ano e está contribuindo para a transparência no serviço público. Desde agosto, ele também está sendo utilizado pela Arsae, agência que regulamenta e fiscaliza a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto em Minas Gerais.

O MGapp, que obteve a melhor avaliação na Play Store entre os aplicativos de governos estaduais que agregam uma série de serviços públicos – segundo levantamento feito pelo Grupo de Transformação Digital dos Governos Estaduais e Distrital –, é mais um serviço que cresceu muito durante 2020. A versão Cidadão alcançou a marca de 1,4 milhão de downloads, com quase 400 mil usuários ativos. Novas funcionalidades foram agregadas ao seu portfólio – como o boletim de furto, as notificações sobre vencimento de CNH e dívida ativa e o CRLV digital –, que hoje soma mais de 70 serviços. Além disso, a versão Empresas foi lançada no segundo semestre. Esse aplicativo agrega diversos serviços da Jucemg, do BDMG, da Cemig, da Ouvidoria e da Copasa, buscando facilitar a vida dos empresários e empreendedores.

A Prodemge também integra uma iniciativa pioneira no estado, lançada em setembro, para controlar a cadeia do carvão vegetal por meio do blockchain. A tecnologia vai levar confiabilidade e aumentar a celeridade, a acessibilidade e a transparência para cidadãos e empresas, de modo a fortalecer o combate inteligente ao crime ambiental e fortalecer a cadeia econômica legal do carvão vegetal. O projeto conta ainda com a participação da Seplag, Semad e IEF, e tem financiamento do BNDES.

Uma boa notícia recebida em 2020 pela Prodemge foi o primeiro lugar conquistado pela Polícia Civil na categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e no Distrito Federal do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Enap, com os sistemas de Credenciamento de Empresas e de Rastreabilidade de Peças, desenvolvidos pela Companhia. Vale destacar ainda que o projeto “Processo criminal digital no âmbito das prisões em flagrante”, do PCnet, foi finalista do prêmio Conip 2020.

O ano também foi marcado pela entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Em parceria com outros órgãos do Estado, a Prodemge está trabalhando para implantar a nova legislação nos órgãos e secretarias de governo. O grupo de trabalho do qual faz parte já lançou uma cartilha e um portal que consolida informações sobre o assunto e divulga as melhores práticas a serem seguidas pelas organizações. Internamente, a Companhia também está atuando em diversas frentes para adequar a empresa no que se refere às determinações da lei.

Gestão

As dificuldades econômicas causadas pela pandemia alcançaram a Prodemge. Mas apesar da queda no faturamento, a gestão responsável e eficiente conduzida pela Diretoria está caminhando para permitir à empresa fechar o ano em equilíbrio, consolidando um movimento de recuperação financeira iniciado em 2019.

Outra vertente da nova cultura de gestão introduzida há dois anos é o foco no mérito. A exemplo dos processos de seleção dos diretores técnico e administrativo e financeiro, ocorridos em 2019, o novo superintendente de Recursos Humanos da empresa, que iniciou suas atividades em outubro, foi selecionado este ano por meio do Transforma Minas, o programa de gestão de pessoas por mérito e competência do governo de Minas Gerais.

A capacitação dos seus empregados também foi destaque em 2020 na Prodemge. Por meio das Jornadas Técnicas, foram ofertados mais de cem eventos ao público interno da Companhia, por meio de treinamentos, circuitos, hands-on, palestras, fishbowls, meetups, webinares e ideações. Eles contabilizaram mais de duas mil participações ao longo do ano.

Marcado pelo investimento no intercâmbio, fomento e disseminação de ideias e experiências, o ano da Prodemge foi fechado com a bem-sucedida realização da Inova 2020 – 3ª Semana de Inovação. Foram 3.085 participações, de diversos estados brasileiros e até do exterior, durante cinco dias de evento e mais de 70 atividades, divididas em sete trilhas do conhecimento: data science, blockchain, tecnologias, segurança, mentalidade ágil e inovação, gestão e inovações da Prodemge. O evento foi realizado pela Companhia, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), e as secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fazenda (SEF) e Desenvolvimento Econômico (Sede), envolvendo a participação de diversos profissionais das áreas pública, privada e acadêmica.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com