Em 2020, a Prodemge esteve presente em três importantes momentos da Secretaria de Estado de Educação (SEE): a renovação, a pré-matrícula de novos alunos e a operacionalização da educação remota durante a pandemia. O trabalho, o desenvolvimento e a infraestrutura da empresa foram fundamentais para o resultado positivo que eles alcançaram.

A renovação foi direcionada aos alunos para os alunos que desejavam permanecer, em 2021, na mesma escola em que estudaram no ano passado. Já a pré-matrícula atendeu aos novos estudantes da rede estadual de ensino. Mais de 1,6 milhão de jovens utilizaram os sistemas desenvolvidos pela equipe da Prodemge, o que possibilitou que os processos ocorressem totalmente on-line e sem aglomeração nas escolas no cenário da pandemia do Covid-19.

A solução empregada foi toda construída pela Companhia utilizando metodologias ágeis. O squad Ubuntu projetou uma arquitetura inovadora, com tecnologias atuais que proporcionaram maior desempenho da aplicação. Segundo a gerente de Sistemas da Educação, Edna Viana, a infraestrutura montada com o backend e o frontend separados, um servidor de cache exclusivo para recuperação de dados, e o controle do volume de acesso garantiram a boa performance do sistema, inclusive nos momentos de pico.

Vale destacar uma inovação: o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) foi utilizado por 756 prefeituras mineiras. Dessa maneira, os alunos puderam ser encaminhados para a escola estadual ou municipal mais próxima de sua residência no momento da inscrição.

Educação remota

Para propiciar a continuidade dos estudos durante as medidas de isolamento social, a SEE adotou um modelo de educação remota que incluiu videoaulas pela Rede Minas de Televisão e o aplicativo Conexão Escola. Essa ferramenta foi cedida gratuitamente por um fornecedor para o governo de Minas, que contou com o apoio da Prodemge para formatá-la e implantá-la.

“Toda a parte de provimento de dados foi nossa responsabilidade. Integramos informações de diversos sistemas e criamos uma base única de dados hospedada na Prodemge para acesso do aplicativo”, explica o superintendente de Sistemas Sociais, Renan Ribeiro. A autenticação de professores e alunos também passava pela infraestrutura robusta que a Companhia montou para suportar esse trabalho.

Até 31 de janeiro deste ano, quando foi descontinuado, o Conexão Escola teve mais de 800 mil usuários ativos, que geraram uma média de 2.500 requisições por segundo durante seu funcionamento. A versão 2.0 do aplicativo está sendo construída pela Prodemge e será lançada no próximo mês.

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