Pesquisas realizadas pelo BID e pelo GTD.gov apontam resultados positivos do estado na digitalização de serviços públicos

O ano de 2021 teve início com boas perspectivas para o Governo de Minas na área de governança eletrônica e serviços. O Estado se destacou em duas pesquisas publicadas no último mês por institutos nacionais e internacionais que avaliaram o processo de transformação digital em governos estaduais – uma do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outra do Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF (GTD.gov).

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com os órgãos e entidades estaduais, ganhou reconhecimento em diversas áreas avaliadas. A pesquisa do BID considerou o desempenho de Minas Gerais como excelente e destacou o fato de o Estado ter avançado no processo de transformação digital mesmo em um contexto de restrição fiscal. A pesquisa pode ser acessada neste link.

Para o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara, o reconhecimento é uma motivação para o Governo mineiro implementar iniciativas cada vez mais inovadoras e com foco no cidadão. Além de facilitar o acesso aos serviços prestados pelo Estado, a transformação digital traz outros benefícios como redução de gastos, desburocratização de processos e eficiência na gestão.

“O Projeto Estratégico Minas Atende é o grande condutor dessas iniciativas e prioriza ações para a transformação dos serviços públicos. O aplicativo MG App já conta com mais de 70 serviços on-line para o cidadão e mais de 1 milhão de downloads realizados. O Portal MG também se consolidou como um grande canal de atendimento à população mineira. Em 2021, devemos potencializar essa transformação digital, também com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, reforça o subsecretário.

O diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, também destaca os resultados. “Esse reconhecimento reforça o papel da Prodemge como provedora de soluções de TI e agente da transformação digital do Estado para benefício do cidadão. Somos parceiros dos órgãos e das entidades do governo mineiro nessa empreitada e os resultados nos motivam a avançar ainda mais”, afirma.

Novas tecnologias

Em relação à utilização de novas tecnologias, o Governo de Minas foi apontado pelo BID como o único da federação a contar com um projeto com a tecnologia blockchain, em implementação para rastreamento da cadeia do carvão vegetal. Na área de Cibersegurança e Proteção de Dados Pessoais, o estado está entre os cinco que possuem protocolo vigente para lidar com emergências de segurança cibernética.

Governo 3.0

O estudo realizado pelo GTD.gov, disponível neste link, avaliou a capacidade para transformação digital nos governos estaduais e do Distrito Federal e reconheceu Minas Gerais como o único estado a apresentar evidências iniciais de Governo 3.0. Empenho na resolução de problemas sociais, melhor democracia por meio de um governo aberto e colaborativo, foco em pessoas e dados e entrega personalizada de serviços são alguns desses pontos.

A pesquisa também concedeu a Minas Gerais a classificação mais alta – "Transformação Digital como prática" –, em conjunto com Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas.

 

Fonte: Agência Minas (24/2/2021)

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