A nova estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo de Minas para 2021, aprovada pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), já vale a partir de março. A ampliação do acesso à internet para 100 localidades mineiras que não possuem sinal e a transformação digital de 72% das etapas dos serviços públicos estão entre as propostas previstas no plano.

As estratégias de TIC são revistas anualmente. A atual tem como base o Decreto nº 47.974/2020, que instituiu a Política TIC do Estado (substituindo a anterior, de 2015). As diretrizes repassadas aos órgãos e entidades estaduais preveem ações em oito eixos de atuação, com foco no cidadão, na transformação digital dos serviços públicos e na segurança da informação.

Estratégias

“A estratégia de TIC é uma ferramenta fundamental para condução de iniciativas que potencializam a transformação digital no Governo de Minas Gerais. A partir do momento que todos os órgãos trabalham em um mesmo objetivo, é mais fácil desenvolver e alcançar as metas propostas, garantindo bons resultados”, ressalta Vitória Magalhães, da Diretoria Central de Governança de Tecnologia da Informação da Seplag.

O trabalho de definição da estratégia é conduzido pela Seplag em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e com as Secretarias de Estado de Fazenda (SEF) e de Desenvolvimento Econômico (Sede). “O objetivo é desenvolver iniciativas inovadoras com foco no cidadão, facilitando o acesso aos serviços prestados pelo governo, reduzindo gastos, desburocratizando processos e aumentando eficiência na gestão”, completa Vitória.

O diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, destaca o emprenho da companhia no desenvolvimento da estratégia. “Como coordenadora técnica do Comitê, a empresa trabalha para implantar estratégias de TIC na administração pública que garantam o desenvolvimento de soluções inovadoras em benefício do cidadão mineiro e a efetividade das políticas públicas implantadas pelo Governo de Minas. Os resultados alcançados em 2020 mostram que estamos no caminho certo e impulsionam as ações estabelecidas para este ano”, afirma.

Fonte: Agência Minas

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com