O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) concluiu, no dia 11/4, o seu primeiro leilão virtual, viabilizado por meio da tecnologia Prodemge. Além de facilitar a participação dos interessados, que têm a comodidade de dar seu lance por meio da internet no horário que lhe for mais conveniente, a novidade possibilitará ao órgão dar maior transparência ao processo, realizar auditorias e aumentar a arrecadação obtida por meio dos leilões.

O Sistema de Leilão Veicular desenvolvido pela Prodemge está disponível por meio do portal do Detran-MG. Qualquer pessoa pode acessar e acompanhar o leilão, visualizando fotos dos lotes e o lance que está vencendo.

Já os cidadãos ou empresas que quiserem dar lances devem se cadastrar pelo próprio sistema. Para garantir a segurança do login do usuário, a Prodemge utiliza o Sistema de Segurança Corporativo (SSC) para usuários pessoas física e jurídica, sendo que para esta é necessária a utilização de certificado digital.

Ao final do processo, o sistema notifica o vencedor e gera o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O reconhecimento do pagamento também acontece de forma automática e o sistema disponibiliza então os documentos de liberação do veículo, para que o vencedor do lote possa retirá-lo no pátio onde está recolhido.

Pandemia

O projeto do Sistema de Leilão Veicular está possibilitando ao Detran-MG retomar a oferta desse tipo de serviço ao cidadão. Os leilões até o início da pandemia aconteciam somente de forma presencial e estavam paralisados ou reduzidos por causa das medidas de restrição de circulação e de distanciamento social.

Esse primeiro leilão, conta Luis Henrique Vilano, da Gerência de Sistemas de Trânsito da Prodemge, envolveu itens recuperáveis: foram 36 lotes de motocicletas e carros apreendidos no estado por falta de pagamento de tributos ou outras dívidas e que não foram recolhidos pelos proprietários. “Esse é o tipo mais simples de leilão e por isso foi escolhido para ser a primeira entrega do projeto. As próximas englobam a evolução do sistema, para permitir a realização de outros tipos de leilões, e a modernização e reestruturação do sistema de apreensão”, detalha.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com