O Instituto Estadual de Florestas (IEF) lançou, no dia 10 de agosto, o primeiro módulo do sistema MG Florestas, que está sendo desenvolvido pela Prodemge. A ferramenta automatiza o processo de gestão de florestas plantadas para atividades de silvicultura em Minas Gerais e é o primeiro passo do projeto que busca controlar toda a cadeia do carvão no Estado.

O módulo funciona on-line e utiliza geoprocessamento, o que evita o retrabalho dos produtores ao cadastrar as informações necessárias e otimiza o tempo de análise por parte do órgão. Ele também utilizará blockchain para aumentar a segurança e a confiabilidade dos dados.

O MG Florestas está dividido em três fases: origem, transporte e consumo. É um projeto complexo e ambicioso, que vai controlar de forma eletrônica todas as etapas da cadeia do carvão, desde o plantio até o consumo industrial – o que hoje é feito de modo manual. Com o blockchain permeando todos os módulos, além de garantir a imutabilidade das informações registradas no sistema, será possível rastrear a origem do produto.

O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, resume os objetivos do projeto: “O MG Florestas busca realizar a gestão de florestas plantadas, controlar a cadeia do carvão vegetal, dar mais elementos para proteger a vegetação nativa e ainda garantir mais confiabilidade à indústria mineira com certificações de sustentabilidade”.

“Esse é um projeto revolucionário, muito importante para nós da Prodemge e toda a administração pública. Vamos inovar e dar um grande passo na transformação digital do Estado. Nosso time se orgulha em estar na linha de frente dessa iniciativa, oferecendo nossa expertise e suporte técnico aos clientes e parceiros”, afirma Roberto Reis, diretor-presidente da Prodemge.

Além da Prodemge e do IEF, participam da iniciativa as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Planejamento e Gestão (Seplag). O financiamento de R$ 2,4 milhões é do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Mais informações sobre o MG Florestas no site do IEF.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com