A Prodemge promoveu, no dia 31 de agosto, o lançamento da Inova 2021 – 4ª Semana de Inovação. O evento mostrou as principais novidades da próxima edição da semana, que acontecerá de forma virtual entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Além dos gestores da Companhia, o lançamento contou com a presença das entidades do estado que estão correalizando o evento e do palestrante Gustavo Borja, publicitário e head de design estratégico da Raro Labs.

“Frente a uma realidade desafiadora, é preciso se reinventar, conforme o tema adotado pela Inova 2021. Junto com nossos parceiros do Governo do Minas, vamos construir um evento ainda maior que o do ano passado, um espaço para trocar ideias e conhecimentos em busca de soluções para transformar o estado e fazer com que essa reinvenção chegue até o cidadão”, afirmou o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, na abertura do lançamento.

A superintendente central de Inovação e Modernização da Ação Governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Ana Flávia Morais, ressaltou a participação do órgão como correalizador da iniciativa, desde 2019, e a evolução de seu formato, que vem sendo aprimorado para enriquecer e disseminar a inovação na área pública estadual: “A Inova é um ótimo espaço para trazer cases e experiências de projetos, e mostrar como eles estão utilizando a inovação para resolver desafios reais dentro do governo”.

Marcela Brant, diretora Comercial, de Pessoas e Produtos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), também abordou a parceria da entidade, como financiadora da inovação em Minas Gerais, na realização da Inova 2021 e do 6º Prêmio Inova, que vai anunciar seus vencedores no fechamento da semana. “A inovação está no centro de nossa estratégia, proporcionando a geração de oportunidades para o estado”, explicou.

“Temos vários desafios e uma demanda crescente por soluções digitais para aprimorar a oferta dos serviços públicos. Nesse sentido, os temas da Inova 2021 não poderiam ser mais oportunos para proporcionar a troca de experiências e fomentar soluções”, elogiou o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão, salientou como a inovação é fundamental na área de tecnologia e a importância dela para o progresso do governo e da sociedade: “Cultivar a inovação, na forma da Inova, é essencial para isso. Ideias circulando são o motor da inovação”. O presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, corroborou essa ideia e afirmou: “Não há futuro sem pensar em inovação e ela só acontece quando pessoas e instituições se encontram para discutir e conversar”.

“A parceria é importante para partilhar e cultivar a inovação. Nós, da universidade, estamos sempre atentos para participar das discussões sobre inovação no estado e, por isso, vamos juntos construir a melhor Semana da Inovação”, afirmou a reitora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Lavínia Rodrigues. Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Felipe Attie, as parcerias são fundamentais para ajudar o estado: “É assim que poderemos promover melhorias na prestação do serviço com o uso da tecnologia e da inovação. A Prodemge está de parabéns, pois a Inova é uma iniciativa importantíssima nesse sentido”.

Apoio institucional

Para quem quiser contribuir com qualquer um dos tipos de iniciativas que podem compor a grade de programação da Inova 2021, como meetup, hands-on, hackathon, jogo, painel, palestra ou fishbow, foi aberto um edital de chamamento público, disponível no site do evento ou no site da Prodemge.

Os interessados, sejam eles pessoas física ou jurídica, podem enviar suas propostas dentro de um dos sete eixos temáticos da Semana (blockchain, data science e inteligência artificial, mentalidade ágil, cases de inovação em governos, segurança e LGPD, tecnologias inovadoras e gestão) até o dia 12 de outubro, por meio do formulário eletrônico que se encontra no site da Inova 2021. Elas serão analisadas pela Comissão Organizadora do evento e o resultado do processo será divulgado em outubro.

“Queremos construir uma semana que possa potencializar o surgimento de ideias inovadoras e que propicie o compartilhamento de estudos e pesquisas entre profissionais, estudantes e instituições e a disseminação desse conhecimento dentro do estado”, explicou a assessora de Inovação da Prodemge, Mônica Rocha. E complementou: “Não existe um formato fixo de evento dentro da semana da inovação, mas sim aquele que melhor trabalha o conteúdo que se quer transmitir”.

Reinventar-se

O tema da Inova 2021, reinventar-se, foi o mote central da apresentação do publicitário e head de Design Estratégico da Raro Labs, Gustavo Borja, ao final do lançamento. Ele falou sobre como o mundo está mudando e a corrida que se estabeleceu pelas empresas para uma transformação digital que acelere esse processo.

“As pessoas também precisam se transformar, se reinventar”, afirmou. Gustavo disse ainda que isso significa estar aberto às possibilidades, por meio de persistência, colaboração, curiosidade e da busca pelos desafios. “Todos nós podemos mudar. Esse último ano mostrou que isso é possível”, concluiu.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com