A Prodemge realizará, entre os dias 29/11 e 3/12, a Inova 2021 – 4ª Semana de Inovação, em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Fundação João Pinheiro (FJP) e o governo mineiro, por meio das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Fazenda (SEF) e Desenvolvimento Econômico (Sede).

O evento é gratuito e aberto à participação do público em geral. A programação acontecerá totalmente on-line e os links das transmissões estarão disponíveis no site www.inova.mg.gov.br, no dia de cada evento.

Reinventar-se

O tema adotado pela Inova 2021 é “Reinventar-se”, como explica o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis: “Frente a uma realidade desafiadora, é preciso se reinventar. Junto com nossos parceiros do governo de Minas, montamos um evento com uma programação rica e variada, um espaço para trocar ideias e conhecimentos em busca de soluções para transformar o estado e fazer com que essa reinvenção chegue até o cidadão”.

Para falar sobre esse tema, a Inova receberá o especialista em educação profissional Ricardo Alexandre Carmona no dia 29 de novembro, às 14h30, na abertura da programação. Ele vai discutir e refletir sobre como o complexo contexto de transformação e aceleração do mundo atual impacta a gestão de pessoas e o trabalho em equipe e a importância da gestão do conhecimento e do uso de tecnologias nos ambientes corporativos.

Trilhas de conhecimento

As mais de 60 atividades da Semana estão divididas em sete trilhas de conhecimento: Data Science, Blockchain, Tecnologias Inovadoras, Segurança e Lei Geral de Proteção de Dados, Mentalidade Ágil, Gestão e Cases de Inovação em Governos. A grade conta com a presença de representantes de instituições da administração pública, do mercado e da academia, como o presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados e membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados, Davis Alves; o professor e cofundador da Arkhi Business Agility, Marco Aurélio Mendes; o doutor em Combinatória e Otimização e professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, Gabriel Coutinho; o superintendente de Negócios da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte, Thiago Rangel; e a doutora em Matemática e membro do Centro de Pesquisa em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação, Gertrudes Dandolini.

Do governo de Minas, haverá apresentações do Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), sobre a estruturação do serviço de solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), sobre utilização de Linguagem Simples na gestão pública; e da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), sobre o modelo de gestão integrada dos Núcleos de Inovação Tecnológica das instituições científicas, tecnológicas e de inovação do estado.

Outros destaques da programação são a apresentação da Universidade Federal de Viçosa sobre bioinformática aplicada à agricultura e ao enfrentamento de coronaviroses; a palestra do projeto Diário de Bordo Digital da Agência Nacional de Aviação Civil; o modelo de balcão virtual implantado por dezenas de órgãos públicos em parceria com a Microsoft para atendimento à população; o case do desenvolvimento do laboratório aberto da Prodabel; a palestra sobre conceitos de computação quântica e como ela pode ajudar a resolver novos problemas; e as apresentações da Prodemge, sobre blockchain e os criptoativos, e da Oracle, mostrando como essa tecnologia é o novo modelo de integração de negócios.

Oficinas

Três oficinas da Inova 2021 precisam de inscrição prévia: “Linguagem Simples”, marcada para o dia 30 de novembro, e “Comunicação Não Violenta: conhecendo e praticando os 4 passos em grupo” e “Do Tête-à-tête a escrita da História de usuário”, que acontecerão no dia 1º de dezembro. As inscrições já podem ser feitas no site do evento: www.inova.mg.gov.br.

Prêmio Inova

Pitchs dos finalistas de cada categoria da sexta edição do Prêmio Inova Minas Gerais, seguidos pelo anúncio dos vencedores, marcam o último dia da Inova 2021. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com co-coordenação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e parceria da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), que busca destacar as melhores ideias e iniciativas propostas pelos agentes públicos mineiros.


Serviço
Inova 2021 – 4ª Semana de Inovação
Data: 29/11 a 3/12
Evento gratuito, on-line e aberto à participação do público em geral
Inscrições para oficinas no site do evento.
Programação completa: www.inova.mg.gov.br

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251 - Certificação Digital: informação e suporte

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com