O projeto GeoEstradasMG ficou em segundo lugar na categoria Ideias Inovadoras Implementáveis da sexta edição do prêmio Inova Minas Gerais, realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O anúncio foi feito em cerimônia no Auditório JK na última sexta-feira (10/12).

Concebido pelo empregado Anderson Souza, da Gerência de Serviços Diversos da Prodemge, o GeoEstradasMG é um sistema inteligente de gestão e acompanhamento remoto de obras públicas em estradas e rodovias de Minas Gerais, bem como de monitoramento de riscos ambientais e condições de conservação de vias. O objetivo do projeto é possibilitar a otimização das atividades de fiscalização dos agentes e a redução de custos operacionais por meio de técnicas de inteligência artificial e geoprocessamento, tornando o processo de gestão mais eficiente e mitigando riscos de acidentes em rodovias.

Anderson conta que a ideia do projeto surgiu em 2019, quando participou de um grupo de estudos na Prodemge relacionado à visão computacional. Na ocasião, teve a oportunidade de entrar em contato com o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde pode conhecer diversos sistemas, entre eles um sistema inteligente de monitoramento de obras em ferrovias federais desenvolvido pela universidade em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). Anderson passou a pensar em um projeto parecido, mas voltado para rodovias: “Em pesquisas realizadas à época, não constatei nada relacionado à construção desse tipo de sistema com foco especializado em rodovias, identificando uma oportunidade de desenvolvimento nesse escopo”.

Ao receber o prêmio, Anderson agradeceu aos familiares, amigos e a Prodemge pelo apoio na inscrição do projeto e concluiu: “Essa é uma grande oportunidade, espero que outras ideias com potencial transformador continuem surgindo, a fim de propiciar serviços de melhor qualidade ao cidadão, maior eficácia e inovação na administração pública de Minas Gerais”.

 

Crédito da foto: Renato Cobucci/Imprensa-MG

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com