A Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Prodemge, conduz atualmente um processo de transformação digital no órgão, com a implantação de soluções de TIC que propiciam ganhos significativos em termos de eficiência, modernização e qualidade no funcionamento da rede estadual de ensino. Mais de uma dezena de projetos foram ou estão sendo desenvolvidos pela Companhia, apresentando resultados importantes para o governo e a população, a exemplo do sistema de matrícula on-line, que realizou 400 mil matrículas em 2020 e, com base na geolocalização, alocou os alunos na escola mais próxima de sua residência.

A atuação da Prodemge também possibilitou a mais de 1,3 milhões estudantes renovarem sua matrícula sem sair de casa no ano passado. Já o Conexão Escola, aplicativo móvel e web integrado à plataforma Google Classroom, alcançou dois milhões de downloads e foi uma importante ferramenta para a realização de aulas virtuais durante a pandemia. Dentro dele, o serviço Plano de Estudos Individual faz uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos do aluno e sugere conteúdos didáticos para aperfeiçoamento. Essa solução é utilizada por 1,2 milhões de alunos diariamente.

A jornada de transformação digital, iniciada em 2019, engloba a implantação de um modelo de governança ágil dos projetos, desdobrando a estratégia da Secretaria de Educação em iniciativas ligadas ao desenvolvimento de produtos digitais e à implantação da metodologia ágil. São ações que garantem maior fluidez e entrega constante de valor, além da integração de dados dos sistemas, de modo a potencializar o ecossistema de soluções da educação. Segundo o superintendente de Sistemas Educacionais, Renan Ribeiro, o objetivo era superar desafios como lentidão, erros e instabilidades apresentados pelos sistemas legados absorvidos pela Prodemge, uma infraestrutura tecnológica antiga e inadequada para suportar o crescimento dos projetos, e a falta de uma gestão centralizada e integrada das demandas da secretaria.

Na opinião da assessora de Inovação da SEE, Ana Werneck, a mudança de paradigma entre as ações da secretaria e a Prodemge, ligadas à adoção das práticas e metodologias ágeis, trouxe ganhos expressivos para as entregas. Ela destaca a maior proximidade entre as equipes, uma maior celeridade na resolução de problemas, e maior confiabilidade no cumprimento de prazos. “Nosso trabalho em equipe se consolida, cada vez mais, com um time atuante, disponível e sempre parceiro para encontrar uma solução para as adversidades que aparecem a todo momento. Algumas lacunas na dinâmica das práticas e metodologias ágeis ainda precisam ser aprimoradas, mas nossa expectativa é somar ainda mais na melhoria dos processos e sistemas da SEE em 2022”, afirma.

“Nossa equipe técnica tem um profundo conhecimento do negócio do cliente e sempre apresentou respostas rápidas aos seus questionamentos, apontando também pontos de melhorias nos processos e sistemas. A partir de 2019, com a nova gestão na SEE, encontramos uma abertura para evoluir nossa parceria e atuação”, acrescenta Edna Viana, gerente de Sistemas Financeiros e de RH da Educação.

Metodologia Ágil

“A proposta inicial do modelo ágil introduziu aspectos de usabilidade, entrega contínua de valor e equipe multidisciplinar no desenvolvimento do projeto. Desde então, evoluímos nosso modelo e tivemos tanto a oportunidade quanto a necessidade de adotar novas práticas e metodologias”, detalha a assessora da Diretoria Técnica Fernanda Tavares.

Uma dessas práticas é um modelo robusto de governança ágil de projetos. Ele é baseado em mais comunicação, transparência e parceria, o que permite aumentar o alinhamento entre as diversas instâncias de decisão da Prodemge e do cliente. Outro aspecto fundamental é a integração dos dados. Com a metodologia ágil, a Prodemge introduziu a tribo, um time de suporte aos squads, responsável por padronizar o desenvolvimento e fazer a governança dos dados. Essa tribo possui uma visão global dos sistemas e processos do órgão, e trabalha na centralização, organização, reaproveitamento e manutenção dos dados.

Após apresentação dos resultados feita para o Conselho de Administração sobre a transformação digital na educação, o conselheiro Alonso Júnior afirmou: “Isso tudo tem um significado muito especial. Nosso país, nosso estado e nossa cidade precisam disso, de um trabalho feito com suor e dedicação, apesar dos recursos limitados”. “Essa é uma revolução que estamos fazendo na educação. Tenho muita satisfação e orgulho em ser conselheiro de uma empresa que está caminhando na direção certa”, acrescentou Tadeu Barreto.

“O reconhecimento que recebemos pelos resultados entregues à Secretaria de Educação é motivo de muita alegria e satisfação. Enfatizo que isso só foi possível pelo trabalho árduo e empenho de vários colaboradores que abraçaram o programa #prodemge4.0. Estamos marcando a história da empresa quando ajudamos a construir soluções como as desenvolvidas para a SEE, que vêm beneficiando de forma efetiva o cidadão mineiro”, conclui o diretor técnico, Ladimir Freitas.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com