O governo de Minas lançou, no início do mês, o seu novo Portal MG, que reúne mais de 1.100 serviços prestados pelos órgãos da administração pública, como o agendamento de horários nas unidades de atendimento integrado (UAI), além de endereços úteis, informações sobre a estrutura governamental, entre outros dados. O projeto foi conduzido pela Prodemge.

O novo portal e os subsites hospedados nele passaram por importantes mudanças no layout, com a intenção de facilitar a forma do usuário usar os serviços disponibilizados. A reformulação foi planejada a partir de uma pesquisa de usabilidade com usuários reais, feita em parceria com o Lab.MG, iniciativa de um laboratório de inovação em governo da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação João Pinheiro (FJP).

O projeto contou também com mudanças na acessibilidade do site, no intuito de permitir que pessoas com deficiência (PCD) o utilizem com maior autonomia. Para isso, a Prodemge implantou um componente no gestor de conteúdo do portal que adapta todo o conteúdo do Portal para atender as necessidades de PCDs de forma automática, sem a necessidade dos administradores fazerem alterações. A utilização da ferramenta também passou por alterações que simplificaram o uso e o acesso dos administradores.

O sucesso do trabalho realizado pela Prodemge pode ser comprovado pela nota 97,39, em uma escala até 100, que o novo Portal MG recebeu na Ases, sistema disponibilizado pelo governo federal para avaliar a qualidade e funcionalidade das ferramentas de acessibilidade dos sites de governo eletrônico.

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