Programa Minas Atende, da Seplag-MG, e Prodemge também foram destaques no Prêmio Abep de Excelência e Governo Digital

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), recebeu, nessa sexta-feira (25/11), três premiações no Prêmio de Excelência em Governo Digital da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

A consulta popular digital para reparação de Brumadinho foi vencedora nas categorias “Melhor solução de Governo Digital para Governo Aberto” e “Prêmio Valor Público”. Já o programa Minas Atende foi premiado com o terceiro lugar na categoria “Melhor solução de Governo Digital para Governança Digital”. Ambas as soluções digitais foram desenvolvidas pela Seplag-MG em parceria com a Prodemge.

"Os prêmios nacionais recebidos pelas iniciativas digitais do Governo de Minas reforçam a importância da utilização da tecnologia da informação para transformar a relação entre o Estado e o cidadão. As medidas promovem uma solução mais fácil, ágil e com a possibilidade da participação do cidadão nos processos", ressaltou o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

A consulta popular de Brumadinho foi realizada dentro do Termo de Reparação referente ao rompimento da barragem da Vale em 2019. O processo consultivo digital aconteceu em Brumadinho e nos outros 25 municípios atingidos, contando com a participação de mais de 10 mil pessoas. Os cidadãos propuseram projetos e indicaram temáticas prioritárias para a execução de cerca de R$ 4 bilhões em ações de reparação socioeconômica. A consulta contribuiu para a seleção de iniciativas a serem executadas pela mineradora nas cidades atingidas.

“É com muita satisfação que recebemos estes prêmios. Um reconhecimento perante a todo empenho de várias equipes dentro do Governo de Minas, do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública para  proporcionar uma reparação justa às pessoas atingidas por este gravíssimo rompimento da empresa Vale. Deixamos nossa solidariedade a todas as famílias das 272 joias, e reafirmamos que seguimos atuando de forma contínua para uma reparação justa a estas pessoas atingidas”, comentou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão e coordenador do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, Luís Otávio Milagres de Assis.

Minas Atende

Desde 2019, o programa Minas Atende vem desenvolvendo iniciativas para viabilizar a transformação dos serviços públicos com foco no cidadão mineiro. O programa trouxe benefícios diretos e indiretos por meio de práticas inovadoras, soluções digitais e parcerias que melhoram a experiência dos usuários quando acessam os serviços prestados pelo governo estadual.

Algumas das soluções digitais desenvolvidas no âmbito do Minas Atende foram a criação do novo Portal MG, melhorando a experiência do cidadão mineiro em relação aos serviços públicos e o acesso a informações úteis sobre o Estado, e o MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas que disponibiliza diversos serviços em formato digital, proporcionando comodidade à população e economia ao Estado.

“O papel da Prodemge junto à Seplag-MG é promover a transformação digital tendo o cidadão como foco, o cidadão no centro da atenção do Estado. Desta forma, buscamos implementar soluções que levem a transformação digital até o cidadão”, reforçou o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Tostes Reis.

Prêmio Abep

O Prêmio Abep tem como objetivos reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo digital nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, modernizam a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro. O anúncio dos vencedores ocorreu dentro do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), realizado neste ano em Curitiba (PR).

 

Fonte: Agência Minas

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com