Cerimônia no auditório JK discutiu inovação, tecnologia e soluções do Governo de Minas para atender o cidadão

A Inova 2022 – 5ª Semana de Inovação, promovida pela Prodemge com o objetivo de incentivar a troca de experiências e fomentar o conhecimento e o debate sobre inovação e tecnologia, encerrou-se na última semana. Os três dias de programação contaram com mais de mil participações e trouxeram 19 eventos, dentro de quatro temáticas: Open Innovation no governo; Tecnologias que estão transformando os negócios públicos; Orientação a dados para transformar políticas públicas; e Soluções para o mindset ágil no governo.

Para marcar o encerramento da Semana, um painel sobre as tendências de inovação e tecnologia em Minas Gerais foi realizado auditório JK da Cidade Administrativa, com a participação do diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis; do subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz; do gerente regional de Negócios para Governo da AWS Brasil, Rafael Bitencourt; do COO da SAG, Flávio Monduzzi; e do ex-diretor-presidente da Prodemge Rodrigo Paiva.

“A nuvem, por exemplo, é uma tecnologia sem volta. A Prodemge sabe disso e estamos trabalhando em diversas frentes para atender os órgãos do governo com a máxima eficiência nesse setor”, afirmou Roberto Reis. Ele citou o portal MG Cloud, pelo qual a Prodemge vai fazer a gestão da nuvem privada da Companhia e de serviços de nuvem pública ofertados por empresas do mercado, a ser lançado em breve.

Outra iniciativa inédita envolve a ata de registro de preços liderada pela Prodemge e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), com a participação de outras 11 entidades e empresas estaduais públicas de TI, para contratação de serviços de nuvem. “O resultado desse trabalho foi muito bom. Conseguimos um preço 40% menor do que o obtido pelo Ministério da Economia no ano passado e vamos assinar nossa adesão antes do final do ano”, anunciou Roberto.

“Fizemos também uma pré-qualificação de empresas para atender a demandas que não são englobadas pela ata de registro de preços”, detalhou. Segundo Roberto, isso vai permitir a realização de pregões com a presença exclusiva dessas empresas, o que representa ganho de tempo para a Prodemge e seus clientes. A primeira experiência da Seplag com a nuvem foi citada por Rodrigo Diniz no início dos debates. “Nós fizemos adesão à ata do governo federal e migramos o Portal do Governo para a nuvem nos primeiros meses de 2022, sempre com o apoio muito forte da Prodemge”, afirmou.

Em sua fala, Rafael Bitencourt abordou a implementação da nuvem e mostrou exemplos de como essa tecnologia pode ser aplicada para aprimorar a prestação de serviços ao cidadão: “O principal é entender as pessoas que atendemos e estar ligados às suas necessidades, que estão sempre mudando. A nuvem já é uma realidade, traz velocidade e agilidade, e pode ser um apoio fundamental para a estratégia de governo na prestação do serviço público”.

Para Flávio Monduzzi, o sucesso da aplicação de recursos tecnológicos na oferta de serviços e na resolução de desafios da gestão pública passa pelas pessoas. “São elas que aplicam, que gerem e administram o uso dessas tecnologias. Por isso é importante pensar a gestão de pessoas na perspectiva do cliente, das equipes e dos parceiros”, concluiu.

55 anos

A cerimônia de encerramento da Inova 2022 contou ainda com a celebração dos 55 anos da Prodemge. “Em nome do governo de Minas Gerais, e também como cidadão, quero agradecer cada um dos colaboradores da Prodemge que fazem um serviço essencial para a população mineira. O trabalho de vocês, com muito esforço e eficiência, tem feito nosso estado cada vez mais digital”, parabenizou o assessor especial do governo de Minas Gerais, coronel Carlos Henrique Guedes.

O diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, ressaltou a trajetória da Companhia e a parceria com os clientes do Estado para a modernização e transformação digital da gestão pública em Minas, com foco no cidadão, em áreas essenciais como educação, saúde, segurança e meio ambiente.  Ele apresentou os principais resultados e entregas dos últimos quatro anos de gestão e citou os principais caminhos que a Companhia e o Estado estão tomando em direção ao futuro: “Nossos investimentos passam por tecnologias e metodologias inovadoras como mentalidade ágil, inteligência artificial e blockchain, tecnologia que já aplicada no projeto MG Florestas. Vale destacar também o data lake, cujo principal exemplo de aplicação é na Base Integrada de Segurança Pública”. O suporte tecnológico a projetos da Secretaria de Educação também mereceu destaque, a exemplo do Trilhas do Futuro.

Representando os empregados que passaram pela empresa durante seus 55 anos de vida, Márcio Tibo, presidente da associação Após Prodemge, fez um discurso ressaltando a contribuição de todos para a construção da Companhia. “Foram muitas conquistas em cenários de intensas transformações políticas, tecnológicas e sociais. Trabalhamos, desenvolvemos e inovamos muito para chegar onde estamos hoje, com processamento em nuvem, internet, mídias sociais e inteligência artificial”, destacou.

Premiação e destaque nacional

Para encerrar a cerimônia, foram homenageadas as equipes da Prodemge e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) que atuaram em projetos do Governo de Minas premiados nacionalmente em novembro. O MGapp, desenvolvido pela Companhia e gerenciado pela Seplag, alcançou o top3 do Prêmio iBest, tradicional premiação que reconhece as iniciativas na internet de maior qualidade e aceitação popular por meio de votação aberta e de um júri de especialistas.

Outras duas soluções do Governo de Minas, resultantes da parceria entre as duas entidades, foram agraciadas com o Prêmio de Excelência em Governo Digital, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), no último dia 25. A consulta popular para reparação de Brumadinho foi vencedora nas categorias “Melhor Solução de Governo Digital para Governo Aberto” e “Prêmio Valor Público”. Já o projeto Minas Atende recebeu o terceiro lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital”. Para o subsecretário Rodrigo Diniz, essas premiações reconhecem os resultados alcançados pelo governo mineiro, reforçando o esforço das equipes e a parceria duradoura que Seplag e Prodemge mantêm na busca por atender cada vez melhor o cidadão.

A Prodemge também homenageou as equipes dos seis projetos que receberam o Selo de Transformação Digital em 2022. “Essa iniciativa da Companhia fomenta a transformação digital na empresa e nos clientes, certificando soluções que alcançaram um nível de maturidade cuja cultura digital foi compreendida e internalizada”, explicou o diretor técnico da Prodemge, Ladimir Freitas. Os projetos agraciados com o selo foram: Integração e conferência prévia contratual para atendimento às solicitações de serviços; Gerorreferenciamento no Reds; Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico no PCnet; Pesquisa de Satisfação do Cliente; Virtualização de ramais; e Sistema Integrado de Gestão do Efetivo da PMMG.

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