Fevereiro representou um marco importante na história das secretarias de Estado de Educação (SEE) e Planejamento e Gestão (Seplag). Nesse mês, as duas entidades conseguiram colocar em produção a automatização de todo o processo de inserção de dados no Sistema de Administração de Pessoal (Sisap) para o processamento do pagamento de convocados e contratados temporariamente pela SEE.

A automatização foi possível por meio da integração entre o Sisap e o Sistema de Controle de Quadro de Pessoal (Sysadp), que faz a gestão de vagas para convocações e contratações em escolas estaduais. “Para isso, desenvolvemos um módulo no SisapMG, que está no ambiente de plataforma baixa, para fazer a taxação de forma eletrônica, o que significa captar as informações inseridas no Sysadp e enviá-las ao Sisap no mainframe, onde é feito o processamento do pagamento dos servidores do estado”, explica Maurício Machado, da Gerência de Sistemas de RH e Pagamento (GPG).

A solução foi colocada em produção assistida em poucas escolas em agosto de 2022 e passou a ser utilizada pelo sistema da educação de forma completa no mês passado. Ela traz vários benefícios ao governo como redução de custos e do tempo necessário para o processamento da folha, aumento da segurança da informação e diminuição de erros no lançamento de dados.

“Estou envolvido nesse processo há mais de dez anos e posso afirmar que nunca tivemos uma taxação tão rápida e eficiente nesse período como a que concluímos agora, depois da implantação do módulo. Temos alguns ajustes pontuais para evoluirmos no sistema, mas a assertividade do processo é inquestionável”, elogia Tarcísio Monteiro, superintendente de Gestão de Pessoas e Normas da SEE.

A automatização também beneficiou outros processos da administração pública. Um dos dados coletados no Sysadp, por exemplo, é a funcional programática, uma espécie de centro de custos do pagamento de professores e funcionários administrativos da educação. Com a maior segurança no envio e gravação desse dado dentro do Sisap, ele está sendo inserido com essa garantia no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

Maurício cita também a adesão dos novos convocados e contratados ao Ipsemg. Com a automatização, esses profissionais já não precisam se dirigir ao Instituto para solicitar sua inserção no regime de previdência social dos servidores estaduais. A coleta dessa informação é feita a partir de agora de forma eletrônica por meio do SisapMG.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com