A Prodemge divulgou, hoje (3/4), o ranking das startups finalistas na segunda fase do programa Trem – Movimento para Inovação. Foram selecionadas três (Gobuyer Digital Ltda, Painel de Preços da Construção e Togov Negócios Consultoria Desenvolvimento e Tecnologia Ltda) para o desafio “Como ser mais eficiente em compras públicas?” e duas (Nuveo AI e Pix Force) no desafio “Como fornecer serviços de forma dinâmica, eficiente e segura evitando deslocamentos e geração/armazenamento de documentos físicos?”.

As cinco empresas participaram de uma imersão nos temas com especialistas da Prodemge e fizeram pitchs das suas propostas de soluções para as comissões multidisciplinares indicadas no edital do programa. Segundo avalia a assessora de Inovação da Prodemge, Mônica Rocha, as apresentações foram muito interessantes, com visões diferentes de como resolver problemas comuns enfrentados pela Prodemge e outras entidades da área pública.

“Essa troca de conhecimento e experiência é muito rica para a Companhia e só contribui para a evolução da prestação dos nossos serviços”, explica. Mônica conta ainda que as cinco soluções finalistas utilizam inteligência artificial em pelo menos alguma etapa de seu processo, o que aumenta a produtividade e seu grau de assertividade, e que o grande diferencial entre elas foi o grau de maturidade do seu desenvolvimento atual.

Próxima fase

A partir da divulgação do resultado da fase 2 do programa, as primeiras colocadas (uma para cada desafio) serão chamadas a iniciar a negociação do Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI). “Neste momento, a partir da análise de negócio feita pela Prodemge, serão discutidas com as startups questões envolvendo proposta financeira, direitos de propriedade intelectual, cronograma e participação nos resultados”, detalha Mônica Rocha.

De acordo com o edital, caso essa negociação não seja efetivada, os demais participantes serão convocados conforme a ordem de classificação. Somente depois da assinatura do CPSI (um para cada desafio) é que se inicia a terceira fase do programa (prevista para acontecer a partir de 1º de junho), a qual consiste no desenvolvimento e experimentação do Mínimo Produto Viável (MVP) da solução. Ela terá duração de seis meses e será acompanhada por um time de especialistas da Prodemge por meio de sprints quinzenais.

“Essas são as principais vantagens proporcionados pela Lei das Startups: poder ser apresentado a uma variedade de soluções inovadoras diferentes para os desafios e as expectativas estabelecidos no edital, e a possibilidade de aprimorar e experimentar a solução antes de contratá-la”, elogia Mônica.

Inovação Aberta

O programa Trem – Movimento para Inovação é uma iniciativa que abre ao ecossistema de startups a possibilidade de contribuir no desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão pública estadual. Lançado em janeiro deste ano, seu objetivo é captar soluções inovadoras no mercado e fomentar um ambiente propício para testá-las e implementá-las com agilidade, a partir da identificação de dois desafios relacionados à missão e atuação da Prodemge com os órgãos e entidades do governo de Minas Gerais.

Todo o processo segue o Marco Legal da Startups, inclusive a composição das comissões avaliadoras, que contam com a presença de professores e servidores públicos externos à Companhia. “Somos a primeira empresa pública a utilizar o Marco Legal para contratar soluções inovadoras. Esta é uma oportunidade que temos de entregar resultados fantásticos para a Prodemge e o estado, com a vantagem de poder aprimorar e experimentar a solução antes de contratá-la”, conclui Roberto Reis, diretor-presidente da Prodemge.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis em trem.prodemge.gov.br.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com