A Prodemge apresentou a sua nova torre de serviços de nuvem para gestores de TI do governo, em uma reunião de trabalho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizada na manhã dessa segunda-feira (8/5).

“Essa tecnologia é um caminho sem volta. Sabendo da sua importância e dos enormes benefícios que ela pode trazer para a administração pública, montamos um portfólio que vai trazer agilidade, modernidade, redução de custos, otimização e escalabilidade para os órgãos do governo”, afirmou o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, na abertura do evento.

“A gente entende que a nuvem é uma ferramenta que está muito em uso e cada vez mais crescente. O trabalho de estruturação desse serviço teve o objetivo de trazer mais uma opção para os órgãos de governo, de modo que eles possam prestar serviços cada vez melhores e fazendo com que os benefícios da nuvem cheguem até o cidadão”, completou o superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Fabrício Salum.

A mais nova torre do Caderno de Serviços da Companhia foi apresentada pelo superintendente de Serviços, Flávio Chagas, e pelo gerente de Gestão de Serviços de Nuvem, Augusto Zadra. Eles detalharam os principais serviços, estruturados de maneira flexível de modo a prover autonomia e atender cada uma das necessidades dos clientes e seus diversos níveis de maturidade em relação à utilização da nuvem.

Segundo Zadra, os serviços da Nuvem Prodemge permitem pagamento por consumo, elasticidade, escalabilidade, agilidade, segurança e facilidade para monitorar e gerir o consumo por meio de um portal. “Tudo isso aliado com a expertise que a Companhia proporciona e o conhecimento especializado que temos do negócio do cliente”, concluiu.

Data lake e ProBPMS

Durante o evento, os gestores de TI também tiveram a oportunidade de conhecer sobre a iniciativa que a Prodemge está conduzindo para implantar o Data Lake MG no estado e incentivar a gestão orientada a dados. André Alves, superintendente de Sistemas de Defesa, mostrou o trabalho que está sendo feito com a Base Integrada de Segurança Pública, primeira aplicação de data lake na administração pública estadual.

Outra apresentação foi a da ferramenta ProBPMS, que facilita a automatização de processos de negócio. “A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), projeto da Seplag e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) que ganhou reconhecimento nacional no ano passado, foi desenvolvido por meio dessa solução. Chegamos em um estágio maduro da ferramenta e ela em breve será incluída no Caderno de Serviços Prodemge”, afirmou o assessor da Diretoria Técnica Sândalo Bessa.

“Essas três iniciativas – os serviços de nuvem, o data lake corporativo e o ProBMPS – fazem parte desse novo direcionamento que estamos conduzindo na Prodemge, buscando sua modernização e transformação e tendo como foco, sempre, a busca pela oferta de serviços de excelência para o cidadão”, concluiu o diretor técnico, Ladimir Freitas.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com