O governo de Minas, no Dia Internacional contra a LGBTfobia (17/5), lançou o Painel de Crimes com Causa Presumida LGBTQIA+fobia, alimentado com dados retirados da Base Integrada de Segurança Pública (Bisp). A ferramenta, idealizada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedese), foi desenvolvida pela Prodemge em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Além de subsidiar a Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Violações Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero na formulação de políticas públicas e na tomada de decisão, o painel dá transparência às informações relativas ao tema. “De forma dinâmica e inovadora, a Sejusp está disponibilizando dados que eram muito solicitados pela sociedade, principalmente a imprensa, mas que não eram de fácil acesso”, conta Leomar Moreira, scrum master do projeto da Bisp.

Esta é a primeira iniciativa da administração pública em abrir para consulta da população um painel de Business Intelligence (BI) construído a partir da base. De forma interativa e rápida, o usuário pode filtrar diversas informações sobre as vítimas, os autores e as características de eventos de segurança motivados por LGBTQIA+fobia. A Sejusp também disponibiliza, junto com o painel, um manual de como manipulá-lo e interpretá-lo.

O trabalho para construir o painel foi feito em conjunto pela Prodemge e a Sejusp. A partir do layout elaborado pela secretaria, a equipe da Companhia desenhou toda a estrutura utilizando a ferramenta PowerBI e usou dados do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) para montar as informações que estão sendo apresentadas ao público. Como os dados são obtidos a partir da Bisp, o Reds não sofre impactos.

Leomar conta ainda que, desde que a Companhia entregou o projeto à Sejusp, o órgão já fez evoluções no painel, seguindo o princípio da Bisp de propiciar autonomia aos órgãos da segurança pública na montagem de dashboards. “É importante ressaltar também nosso trabalho na construção e evolução constante do ambiente de data lake, o qual possibilita uma diversidade de novas soluções”, conclui.

Confira mais detalhes em www.agenciaminas.mg.gov.br.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com