O primeiro censo a ser realizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) teve início no último dia 19. O trabalho está sendo conduzido por meio da plataforma desenvolvida pela Prodemge especificamente para esse fim.

"O sistema é bastante intuitivo, o que facilita a aderência dos segurados, e permite sua participação de forma rápida e prática", elogia a gerente de Pensões do Ipsemg, Eliane Andrade. Durante evento online de lançamento do censo, que aconteceu em 13 de junho, ela também agradeceu a Prodemge pelo seu trabalho e ressaltou a qualidade do projeto: “Ele vai coletar informações que nos permitirão ter uma estrutura robusta de previdência”.

Aproximadamente 440 mil pessoas devem responder ao censo. De forma a garantir a eficiência da infraestrutura necessária para suporte ao sistema, esse grupo foi dividido e o censo acontecerá em três etapas: pensionistas, até 31 de julho; aposentados, de 7 de agosto a 23 de outubro; e, por último, servidores ativos, de 13 de outubro a 15 de dezembro.

Para formar a base de usuários cadastrados e autorizados a responder o censo, a Prodemge está utilizando dados dos sistemas de pensionistas e de cadastro único do Ipsemg, além do Sisap. O acesso à plataforma é garantido por meio do login gov.br ou do SSC, já usado pelo Ipsemg em sistemas como o site e aplicativo do instituto. O desenvolvimento da plataforma foi feito utilizando tecnologia Prodigio, SSC e banco de dados Oracle.

Gestão previdenciária

A realização do censo permite ao Ipsemg aderir ao programa Pró-gestão RPPS do Ministério da Previdência, cujo objetivo é incentivar os regimes próprios de previdência social (RPPS) dos estados e munícipios brasileiros a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária. O que se procura atingir é um maior controle dos ativos e passivos desses regimes e mais transparência no relacionamento com segurados e a sociedade.

“O Ipsemg até então utilizava dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas com a conclusão do primeiro censo, vai ter dados mais precisos para fazer seus cálculos atuariais. Além disso, as informações coletadas vão propiciar ao Ipsemg melhorar a comunicação efetiva com os pensionistas da entidade”, explica Carlos Pedrosa, supervisor da equipe responsável pelo sistema.

O censo foi instituído pelo decreto estadual nº 48.620/2023. Mais informações estão disponíveis em www.agenciaminas.mg.gov.br.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com