Uma nova versão do SEI!MG está funcionando no estado desde o dia 12 de junho e trouxe melhorias e atualizações que possibilitam mais facilidade na produção, tramitação e gestão de documentos. A atualização foi planejada e executada pela Prodemge, responsável pela hospedagem e suporte técnico ao sistema.

Segundo explica o gerente de Produtos da Prodemge, Emerson Reis, a migração para a versão 4.0 foi um trabalho complexo, principalmente devido ao tamanho em que o SEI!MG se encontra atualmente. São 65 milhões de documentos anexados, somando quase 40 terabytes de dados; e o banco de dados do sistema tem hoje mais de 20 terabytes de informações.

“O processo de atualização consumiu 15 horas de backup dos dados, 35 horas de migração e mais um dia de testes e ajustes. É importante citar também todo o trabalho de planejamento e elaboração de estratégias de migração. Fizemos inclusive reuniões com o Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeba) para troca de experiência”, detalha Emerson. Sete áreas da Prodemge foram envolvidas no projeto. “Foi um grande esforço de equipe, que nos permitiu concluir com sucesso a migração”, elogia a superintendente de Sistemas Especializados da Prodemge, Lilian Santos.

Novidades da versão 4.0

A versão 4.0 do Sei!MG traz melhorias e novidades que facilitam a rotina do usuário e promovem mais segurança. Para coibir o risco de vazamento de dados e evitar que terceiros possam fazer login no seu perfil de acesso, por exemplo, o sistema não permite mais a gravação de senhas e o usuário deve digitar a senha toda vez que logar.

A plataforma também ganhou novo layout e mais possibilidades, como múltiplas cores de marcadores, nova disposição do menu, disponibilização de mais filtros, maior acessibilidade para dispositivos móveis, controle de prazos e processos, permissão para mais um marcador em processo, com opção de cores, e memória de critérios de pesquisa, dentre outras. Também é possível incluir comentários no processo e no documento, inserindo informações necessárias ao trâmite e gerenciamento.

Conheça mais sobre o SEI!MG

O SEI foi criado em 2009 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para trazer maior agilidade no trâmite de processos, eliminar o papel como suporte físico para documentos institucionais, gerar economia e garantir maior transparência aos registros administrativos. Atualmente, o Ministério da Economia é quem faz sua gestão.

O sistema foi cedido à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para utilização no âmbito dos órgãos estaduais de Minas Gerais e, com o apoio da Prodemge, o SEI!MG foi implantado em agosto de 2017. Seu uso está sendo expandido na administração pública estadual desde então, sob coordenação da Seplag. Ele hoje beneficia 110 mil servidores estaduais de 75 órgãos e entidades, além de cerca de 200 mil usuários externos, como cidadãos, que enviam solicitações diretamente às unidades governamentais, e fornecedores, que podem assinar contratos de forma eletrônica.

 

Com informações da Agência Minas

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