Uma inovação no processo de repasse de recursos financeiros pelo Poder Executivo está trazendo benefícios para o governo estadual, municípios e organizações da sociedade civil. Em produção há um mês, a nova funcionalidade do módulo Saída do Sistema de Gestão de Convênios e Parcerias (Sigcon-Saída) desenvolvida pela Prodemge permite a abertura automática de contas bancárias para recebimento do dinheiro pelos beneficiários de convênios e termos de fomento e de colaboração.

As contas são abertas junto ao Banco do Brasil após a celebração dos instrumentos jurídicos do convênio, na agência bancária mais próxima à sede do convenente. Os arquivos são enviados pelo Sigcon-Saída ao sistema do banco, que retorna no mesmo dia com as informações sobre as contas criadas. Elas também são automaticamente inseridas pelo sistema na documentação referente ao convênio.

“Essa rotina é iniciada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), gestora do Sigcon, que consegue fazer a criação de contas de forma massiva por meio do sistema. Outro benefício é a padronização da abertura de contas com as características especificas para esse tipo de situação”, detalha Ederson Cunha, líder técnico do squad na Prodemge. Além disso, a funcionalidade gera relatórios de acompanhamento para o cliente e dispara um e-mail para o convenente informando sobre a abertura da conta.

Desde que a funcionalidade começou a ser usada no início de julho, o governo de Minas já conseguiu abrir mais de 600 contas bancárias por meio da integração. “Somos o primeiro estado a implementar essa integração entre o Executivo e um banco público para garantir a automatização da abertura de contas de forma massificada. Essa é uma evolução muito importante para o Sigcon, que é referência nacional na gestão de parcerias e convênios e de repasse de emendas parlamentares, e é resultado de um trabalho em conjunto da Segov, Prodemge e Banco do Brasil”, afirma Daniel Carneiro, assessor da Segov e product owner (PO) do projeto.

“A proximidade com o cliente foi fundamental para o sucesso do projeto. Além de facilitar a troca de informações, ela tornou a Segov parceira e juntos conseguimos superar desafios como o ajuste nos layouts dos arquivos disponibilizados pelo Banco do Brasil”, conta Ederson. “A equipe da Prodemge é confiável, entende nossas necessidades e tem conhecimento do negócio. Eles sabem da importância do Sigcon para a gestão do estado, assim como do seu impacto político”, elogia Daniel.

Mais informações sobre a nova funcionalidade estão disponíveis em www.governo.mg.gov.br.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com