Por meio do trabalho da Prodemge, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disponibilizou, neste mês, o registro de ocorrência de estelionato na Delegacia Virtual. A novidade visa facilitar o dia a dia do cidadão, que não precisa mais se deslocar até uma delegacia para denunciar esse tipo de crime.

O registro dessa nova solicitação de ocorrência online é realizado por meio do preenchimento de formulários apresentados, gradativamente, na tela da Delegacia Virtual. Os dados são validados no sistema Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e, em seguida, a solicitação passa pela triagem de uma equipe especializada da Polícia Civil. Concluída essa etapa o boletim de ocorrência é registrado e o usuário recebe por e-mail o número do Reds e informações sobre como acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids). 

Com a atualização, a Delegacia Virtual passa então a registrar ocorrências das seguintes naturezas: acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e objetos, desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido, localização de desconhecido, dano simples, furto, ameaça, vias de fato, lesão corporal, descumprimento de medida protetiva, pichação e, agora, estelionato. Além do site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, a Delegacia Virtual está disponível por meio do site da Polícia Civil e do aplicativo MGapp.

Investigação

O Código Penal caracteriza como crime de estelionato “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. 

“Nos últimos anos, observamos grande aumento dos crimes de estelionato, especialmente na modalidade virtual, que são os chamados golpes praticados pela internet, como a clonagem de aplicativos de mensagens e redes sociais, a falsa venda de bens e lojas em sites que não existem. Assim, a inclusão da alternativa de registro dessa natureza ao sistema da Delegacia Virtual possibilitará um maior número de registros”, observa o coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial da PCMG, Breno Carvalho.

Ele afirma ainda que a nova funcionalidade permitirá a identificação de grupos organizados envolvidos nessa prática delituosa, já a Polícia Civil acredita tratar-se de um tipo de crime com subnotificação considerável.

Com informações da Agência Minas

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com