Com o apoio da Prodemge, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) concluiu o seu primeiro censo no último dia 15. A iniciativa teve como objetivo coletar dados dos servidores efetivos ativos e aposentados vinculados ao Poder Executivo e pensionistas do Ipsemg.

Mais de 360 mil pessoas utilizaram a plataforma desenvolvida pela Companhia especialmente para o censo. O sistema foi construído para ser utilizado de forma intuitiva e facilitar a aderência dos segurados, permitindo sua participação de forma rápida e prática. De forma a garantir a eficiência da infraestrutura necessária para suporte ao sistema, o censo aconteceu em três etapas, a partir de junho: primeiro para os pensionistas; em seguida, os aposentados; e por último, os servidores ativos.

Para formar a base de usuários cadastrados e autorizados a responder o censo, a Prodemge utilizou dados dos sistemas de pensionistas e de cadastro único do Ipsemg, além do Sisap. O acesso à plataforma foi garantido por meio do login gov.br ou do SSC, já usado pelo Ipsemg em sistemas como o site e aplicativo do instituto.

Gestão previdenciária

As informações subsidiarão a atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social do governo federal. A realização do censo também permitirá ao Ipsemg aderir ao programa Pró-gestão RPPS do Ministério da Previdência, cujo objetivo é incentivar os regimes próprios de previdência social (RPPS) dos estados e munícipios brasileiros a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária. O que se procura atingir é um maior controle dos ativos e passivos desses regimes e mais transparência no relacionamento com segurados e a sociedade.

“O Ipsemg até então utilizava dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas com a conclusão do primeiro censo, vai ter dados mais precisos para fazer seus cálculos atuariais. Além disso, as informações coletadas vão propiciar ao Ipsemg melhorar a comunicação efetiva com os pensionistas da entidade”, explica Carlos Pedrosa, supervisor da equipe responsável pelo sistema.

O censo foi instituído pelo decreto estadual nº 48.620/2023.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

 

(31) 3339 1600

(31) 3339 1251

 

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web

banner SDM web

fale conosco OGE

 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com